TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA: O MUNDO DAS FRAÇÕES

Por:   •  16/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  1.280 Visualizações

Página 1 de 8

 

MATEMÁTICA: O MUNDO DAS FRAÇÕES

Ana Paula de Melo

Prof. Orientadora: Cleusa Marise Kreusch Gulini

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 0772) – Estágio III

26/11/2015

RESUMO

Fração nada mais é que o todo dividido em partes exatamente iguais. Foi inventada pelos matemáticos egípcios que perceberam nas medições das terras que nem sempre dava números inteiros. Com isso surgiu a necessidade de criar um novo tipo de medida e assim surgiu as frações.   Desde então é utilizada para resolver os problemas do cotidiano. Tendo em vista que o saber matemático influencia diretamente a vida do ser humano é imprescindível seu aprendizado no contexto escolar. Este é o tema a ser estudado e aprofundado durante o estágio, buscando evidenciar a importância das frações nas séries iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave: Matemática. Fração. Conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade analisar a importância da matemática e salientar suas peculariedades quanto assuntos que abordam os números racionais no processo de ensino e aprendizagem das crianças das séries iniciais do ensino fundamental.

Realizado no Centro Educacional Leandro dos Santos, localizado no interior do município de Ituporanga na comunidade do Rio Bonito. O mesmo teve duração de sete dias, sendo dois destinados para observação da turma e cinco dias destinado a regência.

A matemática está presente na vida das pessoas desde muito cedo, antes mesmo do surgimento da escrita a matemática já fazia parte do cotidiano do ser humano. A matemática surgiu para atender às necessidades de contar, medir e calcular.  Com o passar dos séculos se tornou uma das ciências mais importantes, sendo assim se torna  imprescindível seu ensino no contexto escolar para formação de crianças capazes de compreender e se comunicar na sociedade.  Tendo em vista que os números naturais não são suficientes para resolver problemas do dia a dia surgem os números racionais os quais será tema principal deste trabalho.

No decorrer do trabalho será apresentado um breve conceito de matemática, história da fração e o conceito da fração. Na sequência será relatado a vivência de estágio e as impressões que o mesmo causou

2 MATEMÁTICA

Não se pode afirmar ao certo sobre a origem da matemática, sendo que ela é mais antiga que o surgimento da escrita. Sendo assim acredita-se que muito de sua história tenha se perdido no tempo, pelo fato de que o homem só começou a expressar seu pensamento muitos milênios depois do surgimento da matemática.

Segundo os PCN’s de matemática “a matemática surgiu na antiguidade por necessidades da vida cotidiana” o ser humano necessitava contar, medir e calcular. Com o passar dos tempos à matemática foi evoluindo e se tornou uma das ciências mais importantes para a vida humana.

Diariamente as pessoas estão em contato com situações que necessitam contar, comparar,  subtrair, adicionar etc.  Por esse motivo o conhecimento matemático é uma ferramenta abrangente que deve ser utilizada de forma intensa no ensino fundamental, buscando desenvolver no educando agilidade do raciocínio dedutivo, a estruturação do pensamento e a capacidade de resolver problemas, além  de auxiliar na construção dos conhecimentos em outras áreas.

Além disso na sociedade atual faz necessário a interpretação crítica de informações e saber utilizá-las no cotidiano desenvolvendo  estratégias pessoais para solucionar situações problemas bem como trabalhar de forma coletiva.

O conhecimento matemático ligado com os conhecimentos cotidianos contribui para a formação de cidadãos ativos capazes de se comunicar dentro da sociedade.

 No decorrer dos séculos a matemática em si sofreu várias transformações e apenas os números naturais não eram suficientes para suprir as necessidades do cotidiano surgindo assim os números racionais.

2.1 História das frações

No Egito cerca de 3000 a.C os matemáticos dos faraós realizavam as marcações das terras nas margens do rio Nilo, para que pudessem ser cultivadas. No período das cheias as terras eram inundadas e as marcações eram desfeitas, havendo a necessidade de ser remarcado.  Como solução começou a ser feita a marcação com cordas sendo os nos o comprimento.

[pic 1]

FONTE: Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+fração

No entanto nem sempre davam números inteiros, com isso surgiu a necessidade de criar um novo tipo de medida. Surgiu assim as primeiras noções de números racionais e a utilização das frações.

 As frações eram escritas com um sinal oval que era considerado o denominador. Os cálculos eram complicados, pois os sinais se repetiam muitas vezes. O trabalho com as frações só ficou mais fácil quando os hindus criaram o sistema de numeração decimal. Com isso as frações passaram a ser representadas por dois números naturais. Desde então as frações são utilizadas para resolver problemas do cotidiano.

[pic 2]

 FONTE: Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+fração

2.2 Definição de fração

De um modo simples a fração pode ser entendida como um número que representa um todo dividido em partes exatamente iguais. Toda fração surge de uma razão, ou seja, de uma divisão. De forma geral a fração pode ser representada da seguinte forma a/b. Onde o numeral a (numerador) indica a parte utilizada do todo e o numeral b ( denominador)  indica a quantidade em que o todo foi dividido,  sendo que b  deve ser ≠  de 0.

[pic 3]

FONTE: Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+fração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com