Métodos de alfabetização
Por: moziinha • 11/4/2015 • Dissertação • 254 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
O método Sintético trabalha a parte oral e a escrita. Cada fase é vista de forma individual, passando pelas etapas de conhecimento das letras, divisões de sílabas, união de vogais com consoantes para a formação de palavras e enfim chegando à formação de textos. Com os ensinamentos de forma isolada a compreensão e criação de textos é desfavorecida, oferecendo a criança um vocabulário restrito.
O método Analítico é o contrário do Sintético. Conhecido como “olhar e dizer”, parte do princípio de que a leitura se dá de forma audiovisual. O aluno conhece a frase para depois retirar delas as palavras, e só assim a divide em partes simples, como separação de sílabas. Esse método incentiva as produções de texto com exploração de suas próprias idéias, ajudando a criança a desenvolver seus pensamentos.
O método clínico se difere dos outros dois por não enfatizar a alfabetização e sim a educação como um todo, avaliando o potencial da criança, tanto cognitivo como criativo, e assim conhecendo o nível do pensamento infantil.
Além desses métodos temos as abordagens: Construtivista e Histórico Social. A Construtivista argumenta a importância de praticas como o uso de cartilhas, mostrando que a inteligência é herança genética adquirida e desenvolvida através de sua evolução e contatos com pessoas alfabetizadas, enquanto a Histórico Social mostra que o essencial para aprendizagem são as condições sociais. Seu foco é na construção da fala, a leitura e escrita para o desenvolvimento mental induzindo a criança a observar um texto e elaborar atividades criativas e não cópias mecânicas.
...