TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nalise da sustentabilidade

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha acadêmica sobre A história das coisas

Tanto o vídeo quanto o texto sobre A história das coisas aborda a temática que aborda diversos assuntos, dando uma ênfase maior para o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto agressivo que esse consumo desregrado acaba exercendo sobre o meio ambiente quando chega à produção exorbitante de lixo toxico mundial. Essa historia contada por Annie Leonard, mostra de uma explicitamente todo o processo que se inicia desde a extração da matéria, perpassando a confecção dos diversos produtos, chegando à venda e concretizando a ideologia publicitária que instiga, ínsita a compra e a falsa ideia de uma continua e insaciável necessidade de consumismo e por fim chegando ao descarte, fator este crucial para a produção de toxinas. Este trabalho socioeducativo com ações preventivas e protetivas busca ensinar algo, ínsita o despertar para mudar a maneira de como se olha e olhara para todas as coisas que são essenciais na vida para sempre, tudo feito com um tom descontraído que tende arrancar risos mais não se desprende do foco principal que é a formação de cidadãs com uma visão positivista, senso critico e construtivo sobre as coisas para a vida do individual ao coletivo.

Inicialmente Annie, enfatiza de forma precisa sobre os resíduos tóxicos que são produzidos durante a confecção e incineração dos produtos, ocasionando malefícios que afeta do meio ambiente humanidade à saúde humana em contexto geral. A matéria prima encontrada na natureza sofrem drásticas mudanças, utilizada de maneira irresponsável passam de abundantes para escassa, alterando não só as condições climáticas, ambientais e ignorando os habitantes de forma que destitui o direito de donos legais do espaço, onde é exemplificado quando narra que “a mãe com seu leite materno passa quantidades consideráveis de toxinas para seu bebê”, adquiridas quando migram para outras regiões e chegando são sujeitas ao trabalho arriscado e sub-humano para sobreviver.

Todo este processo de compra /descarta se estrutura em um sistema cíclico de reposição do produto que propositalmente são fabricados para não durar, e assim descarta-se o bem durável que por sua vez não é proveitoso para essa politica de consumo, que astutamente fazem com que em curto espaço de tempo seja necessária uma nova aquisição do mesmo produto, por uma versão atualizada. Embora Annie traga em primeira instancia seu país, os Estados Unidos da América, que é a peça chave para todo este processo de destruição dos ecossistemas e detentor e disseminador do consumismo internacional, esta mensagem tem cunho para diversos países que são violados em suas culturas, costumes e ambientais por conta da inserção de uma nova cultura americanizada.

Neste momento o vídeo quanto o texto deixa clara a Ideologia publicitária de vendar e facilidade de comprar justificada pela falsa ideia de necessidade de se ter. Dai que surge a preocupação em desvendar como funciona o mecanismo de publicidade e toda a ideologia de consumismo existente por trás dessa compulsiva necessidade de comprar que é estimulada nas pessoas por meios de propagandas e marketing de status pessoal. E assim, atualmente os bens são criados para satisfazer o ego e o superego (a estética), para ser visto e aceito pela sociedade e para promover felicidade e realização pessoal conquistando ascensão social, por meio de um ciclo de vida viciante e inatingível, onde a convivência social é descartada inconscientemente. O poder de persuasão das propagandas são incríveis e eficaz em relação ao seu produto final, incitar o consumo diariamente. Esta ideia ultraconsumista (a seta dourada) fez surgir inúmeras consultorias especializadas em neuromarketing, que juntam cientistas e publicitários para criar propagandas irresistíveis que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com