O AMOR E ETERNIDADE
Por: Fingrids • 19/4/2022 • Resenha • 261 Palavras (2 Páginas) • 99 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho foi elaborado em cima do filme EM NOME DE DEUS,que fala sobre uma história de amor platônico vivida séculos atrás em Paris.
O objetivo desta resenha é mostrar um pouco como se configurava a filosofia naquele período dentro do processo histórico e educacional.
RESENHA CRÍTICA DO FILME: EM NOME DE DEUS.
O filme foi produzido no ano de 1988,na Inglaterra e foi baseado em fatos históricos do século XII, onde o professor Abelardo (representado pelo ator Derek De Lint) e Heloíse ( representada pela atriz Kim Thomson) viviam um amor que precisava manter-se escondido.
A filosofia escolástica vivia seu auge e Abelardo, que era professor da universidade de Paris, era considerado um dos maiores teólogos. Nessa época era comum os professores fazerem voto de castidade,pois a universidade era dominada pela igreja, que acreditava que sua grandeza era medida pelo grau de comprometimento e assim deveria se manter livre de tudo o que não era filosofia: honras,cargos públicos e casamento.
Já Heloíse era uma jovem bastante inteligente e avançada para sua época,órfã e educada em um convento vivia sob a tutela de seu tio ganancioso e corrupto que queria lucrar casando-a com um homem muito rico.
Depois de engatarem nessa paixão avassaladora eles se depararam com todas as impossibilidades desse relacionamento. Heloíse não queria casar por tentar preservar a vocação de Abelardo e seu tio achando que ele estava fugindo resolveu se vingar mandando castrá-lo.
Após várias desventuras o casal se separou nunca mais vivendo aquele romance.
...