O DOSSIÊ
Por: Victor Hugo Astori • 6/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.066 Palavras (9 Páginas) • 648 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA
DOSSIÊ ÚNICO
MÓDULO
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
Acadêmicas: Talita Castilho Davanzo Astori; Karina Tatiana Grosso; Bianca Baldin Rocha Professor(a): Altair Aparecido Galvão Turma: 09/2016 Data: 27/09/2017
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ[pic 2]
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL – 50h
[pic 3][pic 4]
UNIDADE 1
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: DIÁLOGO NECESSÁRIO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.
- Faça uma síntese sobre a teoria crítica-reprodutivista, abordando os conceitos de capital cultural, social e econômico. (Pesquise em outras fontes)
R: As teorias crítico-reprodutivisas consideram que o espaço escolar e a própria educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere. os estudos de Bourdieu acentuaram que a origem social dos alunos leva às desigualdades escolares e, mais ainda, que as desigualdades escolares reproduzem o sistema objetivo de posições e de dominação. O capital econômico, na forma de diferentes fatores de produção (terras, fábricas, trabalho) e do conjunto de bens econômicos (dinheiro, patrimônio, bens materiais), é acumulado, reproduzido e ampliado por meio de estratégias específicas de investimento econômico. Na concepção de capital social sustentada por Bourdieu (1980), destacam-se três aspectos: os elementos constitutivos; os benefícios obtidos pelos indivíduos mediante sua participação em grupos ou redes sociais e as formas de reprodução desse tipo de capital. O capital cultural pode existir em três estados: incorporado, objetivado e institucionalizado, e sua acumulação inicial começa desde a origem, sem atraso, sem perda de tempo, pelos membros das famílias dotadas de um forte capital cultural.
Referência: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/07.pdf
- Por que Bourdieu considera o sistema de ensino um legitimador das desigualdades e perpetuador da estrutura social e qual a contribuição de suas ideias para a valorização da diversidade no ambiente escolar?
R: Ele considera o sistema como legitimador das desigualdades e perpetuador das desigualdades pelo fato de ele contribuir para que tais desigualdades sejam vistas como naturais e imutáveis, fazendo com que elas não sejam questionadas pelas classes excluídas. Suas ideias são importantes para o ambiente escolar por exporem os fatos que geram as desigualdades e permitir que os conceitos da sociedade sejam questionados, o que colabora para a quebra de preconceitos e o reconhecimento e valorização da diversidade.
- Diferencie e exemplifique cultura e etnicidade.
R: Dentro da sociologia a cultura é definida como sistema de valores, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade. Já a etnicidade é o conjunto de características comuns a um grupo de pessoas, que as diferenciem de outro grupo. Normalmente essas características incluem a língua, a cultura e também a noção de uma origem comum. Etnicidade é a autoconsciência da especificidade cultural e social de um grupo particular, ou seja, o fato de se pertencer a um grupo culturalmente ligado.
- Compare e explique os conceitos: preconceito, etnocentrismo e eurocentrismo.
R: Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vêm acompanhadas por teorias justificativas. O Etnocentrismo é uma forma de preconceito racial, é a atitude característica de quem só reconhece legitimamente às normas e valores em vigor na sua cultura ou sociedade. Tem a sua origem na tendência de julgarmos as realizações culturais de outros povos a partir dos nossos próprios padrões culturais. E o eurocentrismo O eurocentrismo coloca a Europa como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem.
- Explique os três pressupostos apresentados no fascículo como alternativa para as mudanças necessárias em prol do respeito e da valorização da diversidade:
Reconhecer → Compreender → Valorizar
R: Reconhecer implica em estar ciente da existência da diversidade existente na sociedade e no contexto escolar. Compreender diz respeito a conhecer de forma mais profunda, e sem preconceitos, os fatos históricos que ocasionaram as desigualdades existentes em nossa sociedade, bem como a cultura de cada um desses grupos que se encontram muitas vezes em situação de exclusão em nossa sociedade. Valorizar a cultura desses grupos possibilita que eles sejam melhores incluídos, na escola e na sociedade, pois assim, haverá o respeito a diversidade.
- O que significa educar para a diversidade? Responda, apresentando estratégias que contribuam para a superação da exclusão no ambiente escolar.
R: Educar para a diversidade é garantir que todos tenham condições de acesso e permanência na escola. Ressalta-se que a educação precisa prestar um bom serviço à comunidade, buscando atender as especificidades dos alunos que chegam à escola, cabendo à educação adequar-se às necessidades dos alunos e não os alunos às necessidades e limitações da escola. Porém, não se pode transformar a escola em um serviço de assistência social, desconsiderando seu papel de promotora de novos conhecimentos necessários ao exercício de cidadania consciente, uma vez que sua função é capacitar o aluno para ser um agente transformador da sua realidade social.
...