O Desenvolvimento na meia-idade
Por: Adyene Dourado • 18/5/2018 • Resenha • 5.020 Palavras (21 Páginas) • 2.498 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
PEDAGOGIA
ADYENE DOURADO MORAIS DA SILVEIRA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CICLO VITAL
UNI. IV O DESENVOLVIMENO NA MEIA IDADE.
RESUMO CRÍTICO
Rio Branco, AC
2018
ADYENE DOURADO MORAIS DA SILVEIRA
O DESENVOLVIMENTO NA MEIA IDADE COM RELAÇÃO AO ENVELHECIMENTO HUMANO, O IDOSO E OS ASPECTOS DA MORTE COMO CICLO DA VIDA.
Trabalho de Resumo Crítico sobre
O desenvolvimento na meia idade
Curso de pedagogia, apresentado
Ao prof. Eudmar Nunes Bastos
Para Obtenção de nota parcial
Avaliação na disciplina de Psicologia
Do desenvolvimento do ciclo vital.
Rio Branco, AC
2018
Sumário
7 O Desenvolvimento na Meia Idade 4
7.1 Desenvolvimento físico na Meia Idade 4
7.2 Desenvolvimento Cognitivo na Meia Idade 5
7.3 Desenvolvimento psicossocial na meia-idade (de 40 a 65 anos) 6
7.4 A sexualidade na fase adulto-intermediaria 7
8 Envelhecimento e Morte 7
8.1 Desenvolvimento na Velhice 7
8.2 Desenvolvimento físico na velhice 8
8.3 Desenvolvimento cognitivo na velhice 10
8.4 Desenvolvimento psicossocial na velhice 10
8.5 Morte e desenvolvimento humano 12
8.6 O processo do luto 13
8.7 Luto infantil 15
8.8 A morte na concepção dos adultos 16
8.9 A morte em vida 16
7 O Desenvolvimento na Meia Idade
O presente resumo trata-se de um estudo sobre O desenvolvimento na Meia Idade, apresentando características da velhice, a vida do idoso e a chega da morte como o ciclo da vida. Refere-se a idade adulta de como aproveitamos a nossa vida, se deixamos nossa marca no mundo, todos nossos planos realizados, a maneira de como vamos ser lembrados quando chega a hora de partimos.
7.1 Desenvolvimento físico na Meia Idade
O adulto está satisfeito em sua vida profissional e afetiva, possui responsabilidades a serem compridas dentro da família, melhores condições financeiras, os filhos não precisam mais de cuidados especiais e quando começa a saída dos filhos da casa dos pais para constituírem seu próprio lar e sua família. Contudo nessa fase sentem fraqueza no corpo, terão outros papeis, e a chegada de novos indivíduos que irão fazer parte da sua vida.
O tempo nessa idade e um grande inimigo, quando menos esperamos estamos com sinais de envelhecimento, evidentemente nossa aparência sofre mudanças como: Rugas, pele flácida, perca de apetite sexual, cabelos brancos, corpo trabalha devagar, principalmente ocorrer problemas de visão e normal adquirirem essa doença nessa idade, faz com que diminua a capacidade de ver com foco os objetos.
Quando os sintomas da velhice aparecem e normal que se aposentem alguns para aproveita a vida, descansar, conhecer lugares novos, novas amizades. Já outros aposentam-se pela falta de dinheiro e disposição.
Na vida de uma mulher acontece um evento marcante a Menopausa, a maioria das mulheres sofrem por comentários e opiniões maldosos da sociedade, e consequentemente, ocasionando problemas psicológicos para a mulher. Já com os homens ocorre 10 anos mais tarde, sentem fadiga, sem apetite sexual, podendo ter depressão também.
7.2 Desenvolvimento Cognitivo na Meia Idade
Entende-se que a cognição na fase adulta de 40 a 65 anos é a mudança de pensamento, começam a aceita novas opiniões e teorias, que dependendo da situação podemos encontrar várias respostas, que serão soluções para um caso ocorrido.
Nesta etapa, lembram de tudo que aprenderam ao longo da vida e colocam em pratica no cotidiano de sua vida. Nas mulheres funcionam diferente seguem sua linha de raciocínio pela intuição ou até mesmo experiências de vida (sexto sentido que toda mulher acredita ter pode entra nessa linha de raciocínio). Já os homens preferem de forma de análise.
Compreendem que podem associar fatos e ideias e completam com novas informações com o que já sabem, o que o capacitam para solucionarem os problemas que podem encontrar. Neste período da vida usam suas informações adquiridas ao longo da vida inteira, que também se associam a educação e a cultura de sua vivencia, analisando podem torna a sua capacidade mental excelente.
7.3 Desenvolvimento psicossocial na meia-idade (de 40 a 65 anos)
Na fase de desenvolvimento pscicossocial o indivíduo tem um grande auto estima para tomar decisões em tudo em sua vida. Porém a um fator interessante, eles sentem capazes de fazer tudo e esquecem que estão envelhecendo e precisam de cuidados de seus filhos e vice e vessa.
De acordo com ERIKSOM e a fase de sua maturidade, ou seja ele quer esta no meio da sociedade e sentir-se útil, especialmente para os jovens (devido não querer ficar sozinho (a) de todos). E também ajuda e guia esses jovens, com isso tem a sensação de sentir-se realizados tanto moralmente como fisicamente.
Quando essas pessoas na meia idade fracassam, ficam entediadas e se questionando sobre sua existência, seu valor real. Proposto por ERIKSON seria a sétima crise onde entraria generatividade versus estagnação. Onde pode ocorrer devido aos acontecimentos de vida como: metas não realizadas, amigos que morreram.
...