O Ensino de história no curso de pedagogia
Por: tatiane_vieira • 7/12/2017 • Trabalho acadêmico • 363 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE URUAÇU
DISCIPLINA: Conteúdos e Processos do Ensino de História
PROFESSOR: Edmilson Marques
ACADÊMICA: Tatiane Vieira Rufino
O ensino de história
A disciplina de história sofre várias rejeições no âmbito educacional, no qual alegam desinteresse em estudar assuntos passados.
Quando surge o interesse de estudar a disciplina mais a fundo, percebe-se que tudo ao seu redor é história, nesse sentido, se torna fonte de pesquisa.
É importante que o conhecimento histórico produzido e a realidade do meio escolar estejam relacionados, pois desta forma além de produzir conhecimento histórico também emancipa a própria identidade do aluno, promovendo a valorização do seu meio.
Os professores da disciplina encontram certas dificuldades na elaboração de suas aulas, pois é complicado buscar atrativos para elas, não por falta de interesse na maioria das vezes, mas sim por ter que seguir a risca a grade curricular, ou até mesmo por falta de recursos disponíveis.
Em questão a produzir uma aula diferente, fora do livro didático e sem fugir do conteúdo, o professor pode pedir aos alunos que levem fotos antigas de seus familiares, ao pedir que observem, notarão que por trás de sua família poderá existir uma história interessante por sinal, pois ele descobrirá suas origens, alem do mais, poderão perceber as mudanças culturais e sociais que ocorreram ao passar dos tempos.
Outra fonte de conhecimento que pode ser trabalhada na disciplina são as músicas, onde os alunos poderão pesquisar músicas antigas e compara-las com musicas atuais e em seguida levantar questões encontradas por eles.
Além desses meios, podem ser trabalhadas cartas, fitas de vídeos e objetos antigos, todos como fonte de pesquisa.
Para uma melhor aprendizagem é necessário que o aluno esteja interessado em aprender também, pois se ele quiser apenas memorizar para alguma avaliação, então será uma aprendizagem mecânica, ou seja, logo irá esquecer o que “aprendeu”. Além disso, é necessário que o conteúdo seja significativo para o aluno, de forma que ele se interesse pelo tema trabalhado e aprenda.
Para concluir, tudo o que fazemos é história, por tanto, a disciplina de história merece e deve conquistar maior espaço no meio educacional, de forma que além dos professores se sintam realizados com seu trabalho, todos poderão entender a sua própria história.
...