O acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Artigo: O acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natelcarol • 22/10/2013 • Artigo • 370 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
A nova ortografia
O acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, aprovado pelos oito países lusófonos (que falam o português como sua língua nacional) em 16 de dezembro de 1990, foi aprovado no Brasil em abril de 1995, e oficialmente ratificado como medida executiva com a assinatura do presidente Luís Inácio Lula da Silva em 29 de setembro de 2008, com início de vigência marcado para 1º de janeiro de 2009 e um período de adaptação até dezembro de 2011. Os oito países são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.
Entre elas estão as seguintes mudanças:
Ao alfabeto da língua portuguesa aumentam as letras K, W e Y, e ele passa a ter 26 letras:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Trema: Não existe mais o trema em língua portuguesa. Ele será mantido apenas em nomes próprios e em seus derivados.
Acentuação – acento agudo: Ditongos abertos (ei,oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas.O acento permanece apenas nos ditongos abertos de oxítonas e monossílabas.
Acentuação – acentuação aguda: Não se acentua mais i e u tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo.
Acentuação – acento circunflexo: Os hiatos ‘oo’ e ‘ee’ não são mais acentuados.
Acentuação – acento diferencial: Não existe mais em palavras homógrafas (mesma grafia e pronuncia, mas significados diferentes) ele apenas permanece em: podê (pretérito perfeito) e em pôr (verbo) para diferenciar ‘por’ (preposição).
Hífen – Não é mais utilizado: Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com as consoantes ‘s’ ou ‘r’. Neste caso, as consoantes devem ser duplicadas. O hífen permanece quando um prefixo termina com ‘r’ e a primeira letra do segundo elemento também é ‘r’.
Hífen – não é mais utilizado: Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Esta regra não se encaixa quando as vogais forem iguais e quando a palavra seguinte iniciar por ‘h’.
Mudanças em Portugal: Palavras como úmido e erva passam a ser grafadas sem a letra ‘h’(o que já acontece no Brasil), Como regra geral, desapareceram o ‘c’ e ‘p’ das palavras em que as letras não são pronunciadas.ex acçao = ação.
...