O planejamento de aula com a introdução da literatura infantil
Por: Giula • 21/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.068 Palavras (5 Páginas) • 392 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos um pouco do que se refere o planejamento de aula com a introdução da literatura infantil, com objetivo de alfabetizar de forma criativa, trazendo para as crianças noções básicas de quantidade, ludicidade, formas geométricas, cores. Desafiando o imaginário, nutrindo assim e permanentes suas capacidades para inventar e descobrir sozinhos ou em pares e também com adultos altamente afetivos, igualmente curiosos e desafiadores por perto.
- DESENVOLVIMENTO
De acordo com Cagliari (1999), é importante o professor conhecer o que dizem a respeito do processo de letramento, ou seja, é necessário conhecer profundamente as capacidades que os alunos necessitam saber para aprender a ler e escrever. Devemos, ainda, conhecer a sua história de vida para lidar com sua realidade, sobretudo quando o aluno ingressa na escola com poucas experiências de uso da leitura e da escrita.
Atualmente, o professor que se propõe a trabalhar em salas de alfabetização, deve, sem dúvida, ser um profissional com formação “multifacetada”. Magda Soares (2002) afirma que o processo de alfabetização tem uma natureza complexa, envolvendo conteúdos de diversas áreas, como Psicologia, Lingüística, Sociologia, visando, de fato, à aprendizagem dos alunos. Dessa forma, buscamos, em nossa intervenção, elaborar exercícios que envolviam os diversos aspectos do processo de alfabetização, proporcionando aos alunos atividades de aquisição da escrita.
O plano de intervenção tem como base o livro de literatura infantil: O mais fantástico ovo do mundo- de Helme Heime.
Este plano constituiu-se de trêS aulas, que descreverei a seguir.
|
Inicialmente, realizaremos, junto aos alunos, levantamentos e inferências sobre as ilustrações, título e imagens da capa do livro, como, por exemplo, “Quem são esses personagens?”; “Quantos amigos?”; “O que será que vai acontecer com eles?”, dentre outros. Nesse momento, os alunos ficaram instigados a descobrir o que poderá acontecer na história.
Em seguida, faremos a leitura do livro para os alunos ouvirem. Perguntar se gostaram da história e, juntos de nós, verificaremos quais das hipóteses elencadas foram confirmadas. Posteriormente, trabalhamos com um cartaz que continha quatro palavras geradoras: GALINHA, OVO, REI, AMIGA. A organização do cartaz se dava da seguinte forma: na parte superior da cartolina, era apresentado o nome do livro, do autor e do ilustrador. Em seguida, eram coladas as imagens das palavras geradoras selecionadas.
Depois da montagem do cartaz, foram distribuídas, para cada aluno, as letras da palavra “GALINHA”, embaralhadas e presas em um pregador. Os alunos tiveram que ordenar as letras e tentar descobrir qual era a palavra que estava no pregador.
Na segunda aula, abordaremos as seguintes capacidades:
|
No primeiro momento, fizemos um feedback da aula anterior, relembrando a história e as palavras estudadas. Em seguida os alunos realizaram uma atividade, na qual utilizaram quantidade de personagens e o papel que cada personagem exerce na historia.
...