OUVIR HISTÓRIAS... UM MUNDO DE ENCANTAMENTO E MAGIA
Por: catiaregi • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 218 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO
CATIA REGINA PONTES FRANÇA - RU 1068740
1 TEMA
OUVIR HISTÓRIAS... UM MUNDO DE ENCANTAMENTO E MAGIA
- Delimitação do Tema
Resgate da leitura e da literatura infantil.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Como resgatar o gosto pela leitura através do lúdico de forma a contribuir no desenvolvimento da aprendizagem? Quais são as causas do desinteresse dos alunos pela leitura?
3 JUSTIFICATIVA
A literatura infantil é uma linguagem específica que, como toda a linguagem, expressa uma determinada experiência humana e, dificilmente, poderá ser definida com exatidão. Cada época compreende e produz a literatura infantil a seu modo. Conhecer esse modo significa, sem dúvida, conhecer a singularidade de cada momento da longa marcha da humanidade, em sua constante evolução.
Como hipótese de trabalho, partiremos do princípio de que o acesso aos livros de literatura infantil é essencial para uma aprendizagem diferenciada, no entanto, no caso da criança ainda não alfabetizada, essa dificuldade torna-se mais relevante pelo não-domínio da língua portuguesa.
Este projeto trata da construção dos valores resgatados através da literatura infantil, buscando a formação de cidadãos com ênfase na aprendizagem e no gosto pela leitura.
Entendendo que a literatura tem a função social de atuar sobre as mentes, onde se decidem as vontades ou as ações, e sobre os espíritos, onde se expandem as emoções, as paixões, desejos, sentimentos de toda a ordem.
4. OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral:
- Estimular o hábito de leitura entre os alunos, através da literatura infantil, apresentando-lhes novas propostas de trabalho e expressão, observando suas reações e questionamentos frente a novidades.
4.2 Objetivos Específicos:
- Reconhecer a importância da literatura infantil para a aprendizagem.
- Identificar a função social da literatura no processo de aprendizagem.
- Apresentar metodologias e atividades de trabalho que podem ser realizadas.
- Proporcionar o desenvolvimento do processo de cognição, percepção visual e a ampliação da oralidade através da contação de histórias.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para que a escola venha a formar indivíduos autônomos e participativos, é imprescindível que assuma um compromisso de preparar seus alunos para atuarem de forma participativa na vida democrática, oferecendo-lhes a oportunidade de ter subsídios para equilibrar o risco do poder tecnológico, que está na mão de poucos.
Sendo a leitura um elemento de desenvolvimento intelectual, preocupa-se em propiciar meios ao aluno de enfrentar as dificuldades e superá-las – normalmente encontramos nas histórias infantis as chamadas “lições de moral”, que transmitem valores éticos, dão bons conselhos e fixam melhor conhecimentos; além de promover capacidade de questionar e de se conscientizar para a realidade do mundo. A leitura também é fundamental no desenvolvimento da imaginação, uma vez que as histórias despertam emoções, ampliam o vocabulário, estimulam a fantasia. BENJAMIN, Walter. 7ª edição – São Paulo: Brasiliense, 1994.
O intuito deste projeto será propiciar à criança, através de histórias, a possibilidade de conhecer suas emoções e perceber as reações dos seus colegas. A prática pedagógica da literatura pode ser enriquecida com a utilização de diferentes estratégias na compreensão dos conteúdos, como a realização de desenhos, expressão corporal, oralidade, dramatização e escrita, possibilitando ao aluno várias opções de expressar o conhecimento apreendido, além de ampliar seu vocabulário. MALAMUT, Éster. Revista do professor. Rio Grande do Sul, CPOCEC, ano VI, n 21, jan. a mar. 90 pg. 05.06
É essencial que a escola, muito mais do que acumular conhecimento, ensine o aluno a raciocinar, desenvolva sua criatividade, estimule sua imaginação e o espírito de iniciativa: e consiga entusiasmar o aluno para a aquisição do conhecimento.
Desde os primeiros anos escolares até à fase mais adulta, a leitura exerce um papel de suma importância na vida do indivíduo. A leitura estimula a curiosidade e é fonte do saber. Quanto mais estimulado estiver o aluno, mais intensa será a busca pelo conhecimento. BAMBERGER, Richard. Atica, 1995.
Por isso, as histórias infantis constituem um rico recurso dentro da finalidade de desenvolver nos alunos a habilidade de resolver problemas do cotidiano. Quando se conta uma história, muita coisa é deixada com quem a ouve.
Sabe-se que a literatura infantil tem papel fundamental no desenvolvimento da imaginação, podendo também ser aproveitada para enriquecer o trabalho com as diversas áreas do conhecimento. Por isso, as histórias infantis constituem um rico recurso dentro da finalidade de desenvolver nos alunos a habilidade de resolver problemas cotidianos a partir de fontes que propiciem a aquisição de novos conceitos e habilidades. MARIA, Luiza de. São Paulo, Círculo do Livro, 1982.
...