PCC DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Por: Ranny Müller • 3/5/2020 • Trabalho acadêmico • 4.025 Palavras (17 Páginas) • 12.734 Visualizações
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UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ POLO: EAD-luziânia – goias CURSO: Pedagogia
PCC DA DISCIPLINA: História da Educação PROFESSOR (A):Thauna Paiva de Souza Gomes ALUNA: Rayane Teixeira De Sousa TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: Revisitando a História da Educação e projetando Perspectivas futuras.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma visão panorâmica da História da Educação a partir do diálogo entre História e Pedagogia, com foco nos pontos marcantes da educação brasileira no decorrer da história. Entendendo a relação entre educação e sociedade no passado e no presente, e identificar as projeções para o futuro.
A Pedagogia é a teoria crítica da educação, isso significa que é a ação do homem quando ele transmite ou modifica alguma herança cultural.
A educação ela não é um fenômeno neutro, pois ela sofre efeitos da ideologia por estar envolvida com a “política”, pois desde as premissas do homem na terra ocorrem fatores que impulsionaram consecutivamente várias transformações. O marco historio da humanidade na terra foi a capacidade de se comunicar e expressar-se de diferentes maneiras com outros indivíduos de maneira social. A partir das relações foram desenvolvidas pelos homens os primeiros grupos sociais que de maneira conjunta recebiam os ensinamentos dos mais experientes e dessa forma possibilitou que o homem possa desenvolver cada vez mais com estudos e práticas aprimoradas por meio de ensino e aprendizagem. Através dessa dinâmica entre os povos no passado possibilitou que nossa contemporaneidade pudesse desenvolver cada vez mais e assim analisar, refletir e criticar sobre suas ações e dos outros indivíduos. Do mesmo modo que o homem modifica o meio, por ele é modificado, assim com os estudos e práticas ele também quando se constituir e transforma a realidade. Nesse sentido a educação transpões a dicotomia de moldar o ser
humano parapara ser alienado, e torna-lo um ser pensante, reflexivo e crítico e participante de sua realidade.
as sociedades tribais ela é difusa pois a educação difusa ela compreende aquele que visa atender as demandas de um ensino que apresenta grandes disparidades além das diferenças como qualquer ensino existente, ela assegura uma singularidade de cada grupo social.
Nesta sociedade as crianças aprendem com os adultos em tudo, como por exemplo no dia a dia, nas cerimonias e etc. Eles aprendem para a vida por meio dela sem que alguém mande ou ensine
Na antiguidade oriental a educação era tradicionalista pois só os professores ensinavam os alunos eram ouvintes ou receptores da informação, eles tinham que memorizar tudo e não podiam expor suas opiniões.
Na sociedade oriental se cria o segmento para os privilegiados aquela maioria (lavradores, comerciantes e artesãos) não podiam ter acesso aos seus direitos políticos e nem ao acesso ao saber da classe dominante, que seria uma minoria.
O conhecimento da escrita era “restrito” devido ao caráter sagrado e esotérico(fechado) e acaba surgindo o dualismo escolar que é o funcionamento educacional/ensino para o povo e um diferente para os filhos dos funcionários (escola pública e particular), a grande
massa era excluída e era restringida para a educação familiar informal.
Na antiguidade grega era pela Paideia que se movia a educação, a Paideia significa “criação dos meninos” era referida pela educação familiar, que seria os bons modos e os princípios morais.
A Grécia clássica era o berço da pedagogia, a palavra pedagogo significa aquele que conduz a criança, naquela época era o escravo que acompanhava a criança na escola. A educação grega ele está centrada na formação integral do sujeito (o corpo e o espirito).
Nos primeiros anos quando não existia a escrita a educação era feita pela própria família, conforme a tradição religiosa apenas com o advento da polis surgem as primeiras escolas
A antiguidade romana era humanista era dividida em 3 fases, a primeira educação latina original, que tinha a natureza patriarcal, a segunda helenística criticada pelos defensores da tradição e a terceira a fusão entre a cultura romana e a helenística, tem elementos orientais mais nítidas da supremacia dos valores gregos
dade média a formação do homem pela fé, a educação na idade média se fundam na concepção de homem como uma criatura divina, que está de passagem pela terra e tem que se cuidar em primeiro lugar para ter a salvação da alma e da vida eterna.
Mesmo tendo contradições entre a fé e a razão, se recomenda
respeitar os princípios de autoridade e a ela predomina a visão teocêntrica a de Deus como fundamento de toda a ação pedagógica e finalidade da formação do cristão
O renascimento se baseia no humanismo e na reforma, a educação acabou se tornando uma moda e uma exigência, segundo a nova concepção de homem, os colégios começaram a surgir no século XVI até o século XVIII, surge uma nova imagem de infância e da família.
Essa sociedade rejeita a autoridade dogmática da cultura eclesiástica medieval, ela se mantem bastante hierarquizada excluindo dos propósitos educacionais a grande massa popular, com a exceção dos reformadores protestantes, porque eles agem por interesse religioso.
O brasil iniciando a colonização e a catequese, tendo a atividade missionaria facilitando a sobremaneira e a dominação metropolitana, a educação assume papel de agente colonizador
A idade moderna e a pedagogia realista, as escolas continuaram ministrando um ensino conservador que era predominante nas mãos dos jesuítas, nascendo assim a escola tradicional, que iremos conhecer no século XIX
Brasil século XVII sociedade agrária e escravista, não se interessam pela educação, a grande massa é de analfabetos /iletrados
Século das luzes o ideal liberal de educação, o iluminismo é rico em reflexões pedagógicas, a pedagogia política está centrada no esforço para tornar a escola leiga em função do estado. Tendo projetos para estender a educação para os cidadãos, prevalece a diferença de ensino, ou seja uma escola para o povo e outra para burguesia (pública e particular). Está dualidade era aceita com muita tranquilidade, sem ligar se vai ferir ou não o preceito de igualdade.
O Brasil na era pombalina: persistia ainda o analfabetismo e o ensino precários, agravando a expulsão dos jesuítas e pela democracia da reforma pombalina, a educação ficou a deriva, aumenta a maioria da população e cai a dos letrados.
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