PEDAGOGIA EAD/UENF DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO
Por: Edna Santos • 5/11/2018 • Resenha • 359 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
PEDAGOGIA EAD/UENF DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO
Avaliação a Distância 2 (AD2) – 2º Semestre de 2017
Nome: Edna Santos Oliveira matrícula: 17111080056 Notas:
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA / UENF Polo: Bom Jesus
1-Considerando o conteúdo das lições previstas para esta avaliação, elabore uma redação em um mínimo de 10 linhas e em um máximo de 20 linhas, onde sejam apresentados elementos importantes para uma educação crítica, como meio de realização do homem.
A educação é um ato de conhecimento e conscientização. E é a parti de uma educação libertadora e transformadora em que o homem assume um papel ativo no seu processo de alfabetização de forma critica. O envolvimento na educação das pessoas, que promovem a passagem da consciência a um estado mais avançado da conscientização pode situar-se em um âmbito libertador e transformador da realidade social. Nesse sentido a conscientização não parte apenas do educador na verdade, ele somente auxilia a organização dos conflitos emergidos durante o processo de aprendizagem, a educação implica em um processo ativo em que o sujeito é o homem. A partir do momento que ele percebe que não está a ‘margem de algo’ onde o centro seria a sociedade dominadora, e percebe-se como atualmente no mundo a sua volta. Além de começar a compreender que a falta de conhecimento é relativa, que a ignorância total não existe e que não há um saber absoluto, a partir de então se inicia um processo de mudança interior rumo à conscientização. Observando que dessa forma a educação não é adquirida somente em um ambiente escolar, e que o educador não é o único possuidor do saber.
As políticas afirmativas têm como o alvo grupos sociais específicos vitimas de discriminação e têm como objetivo corrigir e atenuar as diferenças, e promover mais equalização social. É uma medida reparatória da desigualdade que de outra forma não seria possível solucionar.
...