TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA ANIMAL NUNES PIRES

MAGISTERIO

JOYCE BIANCA DE LIMA

PORTIFÓLIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

[pic 1]

TURMA:320

PROFESSORA ORIENTADORA: DAINE  

FLORIANÓPOLIS,2018

SUMÁRIO

Apresentação: Este portfólio começou nos alunos vendo um vídeo sobre a história da educação, onde foi discutido em sala de aula o tema com o auxílio da apostila.

Conteúdo 1: A educação na colônia- Dos jesuítas e Pombal

Conteúdo 2:  educação no império – a chegada da família portuguesa no brasil

Considerações finais: 1500-1530 colônia exploração do pau brasil.

A educação na Colônia: Dos jesuítas ao Pombal

A partir de 1500, brasil teve história da civilização ocidental vinculada ao acontecimento da Europa.
A colonização resultou da necessidade de expansão comercial da burguesia enriquecida com a revolução comercial. A história da educação no brasil evolui em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas.
O brasil foi a colônia de Portugal entre 1500 a 1822.os portugueses se restringiram a exploração do pai brasil até 1530, quando tem início a colonização com sistemas de capitanias hereditárias e a monocultura da cana de açúcar.

A educação brasileira tem início propriamente dito com o fim das capitanias hereditárias, que perdurou até 1549, e as chegada dos jesuítas com liderança do padre Manoel da Nobrega. A experiência pedagógica dos jesuítas sintetizou-se em conjunto de normas e estratégias chamado rateio Studio rum, conforme explicitado anteriormente.
O objetivo da formação integral do homem cristão, de acordo com a de e a cultura, todas as escolas regulamentadas pelo documento escrito por Inácio de Loy inspirado na escolástica. Nessa visão a educação precisa moldar a existência particular de cada educação, formação do homem perfeito e bom cristão.

Em território brasileiro os jesuítas se dedicaram a pregação da de católica ao trabalho educativo, não seria possível converter os índios a de católica sem que soubessem ler e escrever.

Além da educação e catequese dos índios, promoveram a ação maciça na formação dos filhos colonos, na formação de novos sacerdotes e da elite intelectual. A elite colônias se preparava de forma intelectualista e universalista, distanciada das principais conquistas cientificas da idade média.

Os jesuítas limitaram ao ensino das primeiras letras, além de cursos elementar cursos de filosofia considerados secundários, e o curso de teologia e ciência sagrada, de nível superior para formação de sacerdotes.

Os jesuítas edificaram a primeira escola elementos brasileira, em salvador, estendendo para o sul em 1759.

A gratuidade de ensino da companhia favorece a expansão de seus colégios que inspiraram de forma marcante e ideário católico.

O método utilizado pelos jesuítas predominou durante 21 anos de 1549 e 1759. Marca a história da educação no brasil: a expulsão dos jesuítas pelo marques Pombal. A educação brasileira vivenciou uma grande ruptura histórica implantando e consolidado com o modelo educacional.

Os jesuítas foram expulsos da colônia em função radicais diferente de objetos interesses da corte.

No século XVIII, o governo português começou a temer o poder da igreja. Em 1759 os jesuítas foram expulsos.

O ministro Portugal uma série de reformas instituindo o ensino laico e público, influenciado pelas ideias próximas ao iluminismo, passando o poder da educação para mãos do estado. Educação pública no brasil levados efeito a partir de 1722.

O marques de pombal só iniciou a reconstrução do ensino uma década mais tarde provou em retorcer o do sistema educacional. Pombal criou aulas refia de disciplina isolada latim. A educação estava a deriva.

Assim em 1808 com a venda da corte portuguesa para o Brasil passou a ser rede reino português.

Educação no império 1808-1889

 Quando a família real chegou ao brasil existia apenas as insuficientes aulas regias que obrigou Don João VI a criar escolas.

Afim de atender as necessidades do momento formam oficias da marinha e do exército para a defesa da colônia, engenheiros, médicos e academia militar. Ele criou duas escolas de medicina uma no rio de janeiro outra em salvador, em 1827 após a independência do brasil, duas faculdades de direito, universidade de são Paulo e faculdade de direito em Pernambuco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com