PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Ricardo Alves da Silva • 19/5/2021 • Resenha • 612 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
Nome Completo: Ricardo Alves da Silva | RGM: 24068365 |
Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual | Data: 03/04/2021 |
Curso: Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados | |
Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Unidade I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio
- Discuta a importância da prática de Ensino em Ciências para superar esses desafios
- Como o estágio supervisionado poderá ajudá-lo na prática docente?
- reflita sobre o seguinte questionamento: Professor de Ciências: uma atividade fácil ou difícil de ser realizada?
A prática de ensino em Ciências tem o objetivo de proporcionar ao professor uma vivência da prática de ensino ampliando seu aprendizado da graduação e trazendo para a sala de aula inovação nos conteúdos.
É importante estimular os alunos buscarem o método científico desde criança, porque elas utilizam este método científico, que é a problematização e levantar hipóteses, trazer a experimentação e obter os resultados, a conclusão e se não deu certo fazer uma nova hipótese e trabalhar com investigação científica, isso ela vai usar até na sua vida universitária, pelo resto da vida, enquanto ela tiver uma vida acadêmica.
Nós precisamos trabalhar muito com a pluralidade metodológica, e uma das metodologias que podem atrair muitas crianças é o uso experimentos, não apenas experimentos que vão apenas comprovar uma teoria, mas experimentos que vão instigar os alunos a buscarem resoluções para os seus conhecimentos prévios, que não demonstrem somente que o professor quer que o aluno entenda, que seja um instrumento de pesquisa, um instrumento que vai levantar uma problematização, uma solução e também que vai ampliar muitas vezes o conhecimento e a socialização dos alunos.
Trabalhar o ensino de ciências de forma eficiente ainda é um grande desafio, ainda há uma grande preocupação com o número de alunos que não conseguem interpretar simples dados, ou limitam-se a uma interpretação pífia, estando o Brasil muito a quem quanto ao desenvolvimento do ensino de ciências especialmente nas fases iniciais do ensino básico. (1) A entrevista com o professor da Univesp Gilberto Luiz de Azevedo Borges retrata bem essa deficiência.
Nessa questão a importância do ensino de ciências é notória como abordado por (2) Ary Magalhães em sua entrevista com o título a importância do ensino de ciências na educação infantil, em sua abordagem ele relata que o ensino da ciência contribui para formação de um cidadão capaz de gerar desenvolvimento para um país tendo em vista o caráter de tomada de decisões complexas, de entendimento do meio em que vive e pelo caráter de desenvolvimento científico e tecnológico. (3) Segundo Luiz Carlos de Menezes o ensino de ciências ainda não recebe a devida atenção, devendo ser olhado melhor essa carência no ensino de ciências devido a sua importância na formação das crianças.
...