Pedagogia PERGUNTAS
Ensaio: Pedagogia PERGUNTAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: becarvalho • 17/2/2015 • Ensaio • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 492 Visualizações
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura em Pedagogia
Avaliação à Distância 1 (2015-1)
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Profª. Fátima Branquinho
Nome:______________________________________________________ Matrícula:___________
Polo: ___________________________________
QUESTÕES
AULA 1
1) De acordo com as concepções de Ciência, explique a diferença entre os estudiosos (1,0):
A – interessados apenas no progresso da Ciência
R:Aqui temos a comunidade científica que buscar valorizar o conhecimento da sua ciência baseado somente nas verdade que desbravam. Aqui há a relação do estudo da causa em conjunto com o conhecimento produzido. Esse grupo tem por caracteristica ver nas ciências o conjunto de conhecimentos objetivos e neutros sobre a natureza, possuindo regras e valores compartilhados pela comunidade praticante dessa atividade, que são neutros e se preocupam somente com o progresso da sua área.
B – que produzem o conhecimento científico com o objetivo de gerar lucro – o crédito científico
R: Aqui temos um grupo de especialista voltado para a visão do lucro, objetivando atraves dos seus estudo, conhecimento e descobertas nada mais do que o capital, capital este nao financeira, mas sim de interesse particular a ponto de gerar 'tipos de favores' onde somente este grupo terá uma autonomia sobre um estudo específico. Esse é o grupo B, com base em nossa leitura que difere do grupo A, descrito acima, pois todo o seu conhecimento e descobertas devem ter um fim lucrativo, como já descreve anteriormente. Esse grupo estaria envolvida nos interesses sociais, as regras do mercado globalizado e aos recursos que possui. Esse grupo que é o portador da produção do conhecimento científico nao possui mais a caracteristica de ser autônoma e neutra como o grupo A.
C – que consideram a Ciência como mais um lugar de produção de verdades na sociedade.
R: Por fim temos o grupo C que diz que nem o conhecimento cientifico e nem a comunidade cientifica possuem um lugar especia, assim o unico mito é a existemcia de uma ciencia pura. Assim a ciencia passa a ser mais um lugar de produção de verdades na sociedade, assim como é a igreja ou mesmo o direito. Para este grupo o laboratório é um lugar de construção de fatos que envolve homens, experiencias e estratégias, assimc como instrumentos, papéis e investimentos.
AULA 2
2) Leia o texto abaixo com atenção:
Os objetos e fatos científicos constituídos no laboratório estão ligados a valores e interesses daqueles que os constroem. Entretanto, tais objetos e fatos interferem direta ou indiretamente no cotidiano social, criando polêmicas e de certa forma influenciando comportamentos e modificando hábitos.
Com base nos conhecimentos adquiridos ao estudar o capítulo 2 do seu livro texto, faça uma lista de pelo menos três objetos científicos que criam polêmicas na atualidade. Explique o porquê de sua escolha. (1,0 pontos)
R: Os clones, as células troncos e a inseminação artificial são os três objetos cientificos da minha escolha, uma vez que necessita de uma posição étnica dos profissionais que dominam a área para explicar a população comum o real funcionamento destes estudos. Além de desmistificar algumas crenças religiosas que para alguns casos são bem henraizada na fé e nao na ciencias comum, prática, vital a nossa sobrevivência ou na tentativas de prolongar a sobrevivência.
De acordo com o estudado no capítulo 2 podemos concluir que o campo científico é um espaço de competição, em que cada cientista visa conquistar o monopólio da competência científica. Diante deste paradigma, Bourdieu, Latour e Kuhn apresentam concepções diferentes sobre a dinâmica organizacional e interativa da prática científica. Apresente, de forma resumida, a concepção apresentada por cada um deles. (1,0 pontos)
R:
Bourdieu: monopólio da competência científica. Podendo ser considerado: o espaço em que os cientistas lutam por fazer prevalecer sua capacidade técnica, reconhecida socialmente, por ter legitimidade incontestável de falar e agir em assuntos científicos
Latour: sugere substituir a sociologia dos cientistas, que aceita como dado o produto da prática científica, pela sua DESCRIÇÃO ETNOGRÁFICA. A proposta desse autor é construir um relato baseado na experiência do contato íntimo e diário com cientistas de laboratório. não havendo diferenças de status epistemológico entre a construção dos fatos pelo cientista e o relato desse processo, também uma construção, pelos sociólogos.
Kuhn: a Natureza e o conhecimento científico existente sobre ela não são quaisquer coisas, e entendê-lo é conhecer as características dos grupos que o criam e utilizam. A partir de Kuhn, está dada a primazia, pelo menos metodológica, para o estudo da comunidade
...