Portfolio Individual - Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil
Por: suhlessa • 19/10/2021 • Projeto de pesquisa • 4.252 Palavras (18 Páginas) • 1.120 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 O PAPEL DOPROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 8
3 ATUAÇÕA DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 10
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 12
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 15
6 PLANO DE AULA 16
INTRODUÇÃO
O presente relatório visa atender o comprimento de requisitos obrigatórios para conclusão do estagio curricular l: educação infantil do curso de pedagogia- licenciatura. Estagio esse que se trata de um dos momentos mais importante do curso, momento de aperfeiçoamento e aprendizagem, momento em que colocamos em pratica tudo aprendido ate então. A observância dos conteúdos que são eles : O Papel do professor e do ensino na educação infantil, reconhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP),conhecer a atuação do professor e sua inter-relação coma a equipe pedagógica e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acampamhamento do desenvolvimento da disciplina,conhecer as abordagens dos temas contemporâneo da BNCC, conhecer metodologias ativas como uso de tecnologia digitais, disponibilizados é imprescindível, em tempos de isolamento social, conteúdos relevantes colocam em pratica nossa pratica educacional de uma forma diferente.
Mediante a isso, o relatório vem mostrar a importância de algumas praticas pedagógicas em que o docente precisa ter esses conhecimento para que se tenha uma boa docência.
o papel do professor e do ensino na educação infantil:
Na perspectiva de Vigstski, Leontiev, Peagty e Elkonin
Através de alguns obras selecionadas e analisadas de autores diferentes onde eles nos mostra que existe uma relação entre o desenvolvimento infantil e do ensino na faixa etária de 0 a 6 anos. Dentre estas obras vistas estão eles: Vigotski , Leontiev , Elkonin e Piaget.
Sabendo- se que segundo a perspectiva de Piaget (1970) o ensino deve acompanhar o desenvolvimento infantil e adaptar-se ás necessidades e possibilidades cognitivas da criança, na perspectiva histórico – cultural., já para o autor Vigotski( 1995) entende- se que o ensino promove o desenvolvimento, sendo determinante o papel do professor na organização e planejamento de um ensino que possibilite o desenvolvimento integral da criança.
Nas perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento infantil são predominantes nos estudos da educação infantil, para estes outros autores com:Vigotski, Elkonin, Leontiev, preconiza que o desenvolvimento é um processo predominante sociocultural, na qual as capacidades cognitivas são desenvolvidas num processo dialético, em relação direta com os estímulos externos, não se submetendo a processo biológico de maturação.
A Educação infantil é um momento de aumento de relacionamentos e conhecimentos da criança da educação infantil de 0 á 6 anos, bem como sabemos que é o processo inicial para construção de sua identidade.Com isto o papel do professor nesta fase do conhecimento é passar um ensino de ótima qualidade. Nesta fase é,essencial ter um bom desenvolvimento de ensino e aprendizagem para bens futuros dessas crianças, sendo assim um dos principais responsáveis pelo processo de ensino- aprendizagem da educação infantil é o docente.
De acordo com Leontiev( 2001ª) e Elkonin (1987b), é necessário considerar-se, na investigação do desenvolvimento infantil, ovínculo entre criança e sociedade, ou o lugar que a criança ocupa no sistema das relações sociais em um determinado momento histórico .
Na atualidade, nas formações curriculares e nas práticas pedagógicas, a perspectiva predominante sobre desenvolvimento infantil se orienta pelo critério de idade ou etapas do desenvolvimento, que é transformado em condicionante dos direcionamentos curriculares, criando uma noção de sociabilidade que prescinde da mediação do conhecimento, pois o desenvolvimento é como requisito da aprendizagem e da educação, e não como seu produto ( BARBOSA, 2001) .
Piaget (1970) que foi um dos principais teóricos dessa perspectiva, que entendeu o desenvolvimento como
[...] resultado das sucessivas equilibrações que vão constituindo os estágios ordenados e sucessivos do desenvolvimento, apresenta- se como pré- condição para as aprendizagem, ou seja, a criança só aprende aquilo que pode ser incorporado por suas estruturas. (BARBOSA, 2021, P. 113).
Para esta perspectiva entende se que,a aprendizagem é um procedimento que depende do desenvolvimento biológico natural. Mesmo sabendo que apesar de reconhecer que a ação do sujeito sobre o objetivo leva um desequilíbrio, que pressupõe a interferência no processo de desenvolvimento, em termos de princípios e objetivos do processo pedagógico, essa perspectiva coloca em primeiro plano o desenvolvimento como dado natural. Em linhas gerais, essa perspectiva leva ao entendimento do processo educativo como o acompanhamento do desenvolvimento infantil, secundarizando o papel atribuído ao docente, a quem cabe promover o desenvolvimento, tomando como ponto de partida as etapas desta fase.
No processo do desenvolvimento, ensino e aprendizagem segundo, Vigotski (2001b,p. 115) afirma que a aprendizagem constitui um elemento necessário e universal no desenvolvimento das características humanas formadas historicamente na criança:
A aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem conduz ao desenvolvimento mental, ativo todo um grupo de processo de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir – se sem a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características humanos não -naturais, mas formadas historicamente.[...] todo o processo de aprendizagem é uma fonte de desenvolvimento que ativa numerosos processos, que não poderiam desenvolver- se por si mesmo sem aprendizagem.
...