Produçao textual
Por: crisraquel • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.192 Palavras (5 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
RAQUEL DO CARMO SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL
[pic 2]
Guarulhos
2014
RAQUEL DO CARMO SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL
Produção textual interdisciplinar e individual apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Lingua Portuguesa e Educação Fisica – Educação Infantil - 6º semestre.
Orientador: prof. Melina Klaus
Tutor eletrônico: Miceli de Melo Bernardi Carocia
Tutor de sala: Mirlene Andrade Lima Santos
Guarulhos
2014
sumário
1 TEXTO................................ 03
2 PLANO DE AULA 05
REFERÊNCIAS 06
1 TEXTO
A avaliação por muito tempo foi usada para classificar e rotular os alunos entre os bons e os que dão trabalho, a prova bimestral servia como uma ameaça. A avaliação é discutida e abordada em todos os sentidos externos e internos da escola, nos últimos anos as escolas buscam redefinir o seu papel e a sua função social.
Atualmente esse modelo ficou ultrapassado e a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas a disposição dos professores para assim alcançar os objetivos da escola, onde todos os alunos devem avançar para assim poder ser medido a qualidade do aprendizado dos alunos.
A avaliação é uma reorientação para um aprendizado melhor para os alunos e também para a melhoria do sistema de ensino. Então vemos a importância de pensar de planejar antes de propor um debate ou um trabalho em grupo, podemos adotar alguns modelos próprios de avaliar os alunos.
Alguns professores conseguem colocar em práticas s suas propostas às vezes até transgredindo um sistema tradicional.
Em qualquer tipo de avaliação de aprendizagem temos que ter um direcionamento tanto no individual e no coletivo, nunca esquecendo que o professor e o aluno são os principais, o primeiro tem que identificar com precisão o que quer o segundo e ser parceiro um do outro.
O plano de aula deve ser montado e ir de encontro com os interesses dos alunos, não deixando de acrescentar os conteúdos que são abordados nas serie, dentro dos Parâmetros Curriculares .
Para Vasconcelos (2000, p.79), o planejamento é uma mediação teórica metodológica para a ação, que, em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional, a fim de prever e programar as ações e os resultados, desejados caminho este fundamental para a tomada de decisões.
O planejamento deve ser flexível e devemos adapta-los á realidade do nosso aluno, sempre colocando em prática o que planejamos. O professor não deve se acomodar, de modo que precisa ter clareza dos fatos que podem ou não permiti que o plano seja colocado em ação.
O professor deve preparar um bom material para ir à sala de aula, pois o não preparo do material afeta a qualidade da aula, pois o improviso acaba prejudicando a aula.
O importante é que o professor prepare as aulas buscando sempre os melhores objetivos, ter acesso a materiais necessários para a realização das aulas, como experiências concretas, pesquisas e dentre outras, para que assim os alunos alcancem o que lhe é proposto, além de promover noções de cidadania dos mesmos.
Um plano de aula deve conter um tema, que será trabalhado em sala, uma justificativa, como se trabalhar o assunto a, os objetivos gerais, que deve ser alcançados, ou seja, o que os alunos irão atingir os objetivos específicos que são as etapas do desenvolvimento as etapas previstas uma organização de tempo, a metodologia a forma de como irá trabalhar os recursos didáticos para o melhor aprendizado, a avaliação a forma de como avaliar e por fim a bibliografia todo o material que o professor utilizou para realizar o planejamento, esses aspectos vai depender do professor sabendo assim que ele poderá fazer combinações com os alunos.
Durante o planejamento do plano de aula , é necessário enquanto docentes considerar a realidade do nosso aluno, bem como o contexto que esta inserida quem é o nosso aluno, de onde vem, e como é a sua vida levando em consideração as vivencias e cultura de cada um.
O plano de aula deve ser flexível e devemos adapta-los á realidade do nosso aluno, sempre colocando em prática o que planejamos. O professor não deve se acomodar, de modo que precisa ter clareza dos fatos que podem ou não permiti que o plano seja colocado em ação.
A objetividade é a correspondência do plano ás condições da realidade a qual será aplicado. É adequação do plano ao tempo, aos recursos, aos pré-requisitos e as necessidades dos alunos. De nada adianta planejar sem condições para a efetivação do plano, ou seja, considerar o uso de materiais que não existem na escola.
...