Progestão módulo I
Por: Mariangela Passos • 19/11/2015 • Relatório de pesquisa • 516 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
MÓDULO I
Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
Após a leitura e a reflexão do primeiro módulo, acho impossível nos dias de hoje uma escola existir sem uma função social, logo articular a função social da escola exige do gestor a busca das ligações existentes entre a escola e as exigências da comunidade local. A escola deve estar aberta para sua comunidade, trazendo a família para dentro da unidade escolar, mostrando aos pais a importância da presença deles para aprendizagem dos filhos. Isso ainda é um problema no colégio Luiz Eduardo, os pais não são muito presentes, quando são convidados para uma reunião são poucos os que comparecem, portanto nem sempre é fácil estreitar esta relação entre família e escola, cabe a comunidade escolar encontrar estratégias de aproximação de modo assegurar essa relação, e este modulo vem nos conscientizar o quanto é importante esta integração escola e comunidade.
Analisando como a escola foi sendo constituída ao longo do tempo, ela tem um papel fundamental na construção da cidadania, na promoção social e no desenvolvimento pessoal de cada cidadão.
Dentro deste contexto função social há a escola e sociedade do conhecimento. A escola também é chamada a incorporar os avanços das novas tecnologias respondendo as novas exigências impostas pela modernidade. Hoje não cabe á escola apenas ensinar, uma vez que o conhecimento é veiculado de forma fácil em rede, é buscar mecanismos que tornem possível outras aprendizagens. Mas no Colégio Luiz Eduardo é difícil trabalhar as novas tecnologias pois não tem um laboratório de informática, sendo que a comunidade é muito carente, não tendo ainda acesso a esses novos conhecimentos.
A escola precisa estar preparada para os desafios, desafios estes que nos fazem a refletir sobre os pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, tudo isso requer o repensar da escola.
Trabalhar a função social da escola é fazer com que os princípios democráticos se sobressaiam, princípios estes de convivência, aprendendo a entender as diferenças, respeitando a cultura das pessoas. A escola deve procurar buscar sempre desenvolver uma gestão democrática, voltada para todos: professores, funcionários, alunos e família, promovendo o diálogo entre todas as partes, visando o bem comum. Ainda sinto falta desta gestão democrática, pois o colégio Luiz Eduardo, apesar das reuniões pedagógicas ainda falta este diálogo, as decisões sempre vem vinculadas a Secretaria municipal da Educação.
A escola também possui a função social de propagar os valores, reforçar os costumes da região. Promovendo o desenvolvimento cultural da comunidade, é um desafio e a escola dever ter a coragem para encarar este desafio. Conclui a partir do estudo do modulo que as ações da escola na comunidade e a interação entre as mesmas, estão ainda muito tímidas. Portanto, é necessário que a própria equipe escolar reconheça que a escola não é apenas uma instituição voltada para a transmissão do saber, mas é também um espaço de convivência humana, onde todos são aprendizes.
...