Projeto Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Por: Dani Tenório • 20/10/2023 • Projeto de pesquisa • 2.613 Palavras (11 Páginas) • 247 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
DANIELA TENÓRIO DE ALBUQUERQUE
PAINEL – PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
TEMA: O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maceió – AL
2012
DANIELA TENÓRIO DE ALBUQUERQUE
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de Intervenção apresentado à disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do curso de Pedagogia da UNIP Interativa para a obtenção de nota.
Maceió – AL
2012
SUMÁRIO
1. Justificativa, Situação Problema e Público Alvo-----------------------------1
2. Objetivos e Embasamento Teórico----------------------------------------------2
3. Percurso Metodológico-------------------------------------------------------------3
4. Recursos-------------------------------------------------------------------------------4
5. Planejamento das Sessões--------------------------------------------------------5
6. Cronograma e Avaliação---------------------------------------------------------16
Referências Bibliográficas
O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"Um brinquedo só é brinquedo pela ação de brincar, isto é, porque alguém brinca com ele".
Tânia Ramos Fortuna
- JUSTIFICATIVA
Decidimos pelo tema Jogos e brincadeiras visando mostrar que o trabalho de forma lúdica, estimula o raciocínio lógico e a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento, da capacidade de ampliar possibilidades e de transformar a realidade, tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento e brincadeira e sim, como favorecedor do desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo.
- SITUAÇÃO PROBLEMA
Observamos que o brincar é uma forma de linguagem a partir da qual a criança atua, desenvolve-se e cria seu próprio conhecimento, no entanto a mesma não tem recebido a atenção adequada dentro das instituições de Educação Infantil, que ainda não se deram conta que é por meio da brincadeira que a criança tem seu desenvolvimento físico e psicológico sem falar no aprendizado de convivência com os coleguinhas Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.
- PÚBLICO ALVO
Esse Projeto de Intervenção tem por objetivo fornecer subsídios que contribuam para um melhor aprendizado da turma de Educação Infantil com crianças do Jardim II.
- OBJETIVOS
- Geral:
- Trabalhar com atividades lúdicas para proporcionar às crianças a oportunidade de ampliar seus conhecimentos.
- Específicos:
- Desenvolver nas crianças a capacidade de adquirir novos conhecimentos;
- Oportunizar as habilidades de criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar, comunicar-se, questionar e interagir com outros;
- Promover a socialização e o respeito mútuo.
- EMBASAMENTO TEÓRICO
Segundo Elvira Souza Lima, “muitas das descobertas que a cerca, a criança faz enquanto brinca. Sozinha, com um amigo imaginário, com um irmão ou um vizinho, com outras crianças, em grupos pequenos ou mais numerosos, em casa ou na escola. Brincar é para criança a possibilidade de ampliar suas experiências”.
“O brincar é ferramenta essencial e necessária ao processo de desenvolvimento humano. O lúdico abrange o brincar e tem o mesmo sentido de infantil, diz respeito ao “inútil” do ponto de vista imediato, refere-se à atividade em si mesma que não visa algum outro fim, mas que tem grande importância no processo de desenvolvimento a longo, prazo” (KISHIMOTO).
A evolução lúdica, notadamente, nos primeiros anos de vida mostra que ao brincar a criança desenvolve a inteligência, aprende prazerosa e progressivamente a representar simbolicamente sua realidade, deixa, em parte, o egocentrismo que a impede de ver o outro como diferente dela, aprende a conviver. O lúdico “não está nas coisas, nos brinquedos ou nas técnicas, mas nas crianças, ou, melhor dizendo, no homem que as imagina, organiza e constrói” (Oliveira, 2000, p.10).
A LDB-96, ao contemplar a importância do brincar nas creches e pré-escolas, deixa implícita a ideia de que deve haver espaço para, o brincar e para os jogos e as brincadeiras.
Wajskop (1999, p.31) afirma: “a garantia do espaço do brincar na pré-escola ou creches, é a garantia de uma possibilidade de educação da criança numa perspectiva criadora, voluntária e consciente”.
- PERCURSO METODOLÓGICO
O projeto de Intervenção, O Jogo e a Brincadeira na Educação Infantil tem como público alvo crianças de 5 a 6 anos, referentes à turma de Jardim II.
As atividades e jogos recreativos tem como meta formular estratégias de memorização, capacidade de planejamento e analise de erros, ajuda muito com a coordenação motora, quantidade, desenvolver habilidades e movimentos e também a refletir. As brincadeiras de roda e músicas desenvolvem habilidades de socialização, parcerias e afetividades. Brincadeiras de Faz de Conta para a turma experimentar e explorar o mundo e as convenções sociais vivendo situações com as quais estão acostumadas ou não e estimula sua capacidade de imaginação e movimento.
...