TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

Por:   •  20/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

DANIELA TENÓRIO DE ALBUQUERQUE

PAINEL – PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

TEMA: O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maceió – AL

2012

DANIELA TENÓRIO DE ALBUQUERQUE

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Intervenção apresentado à disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do curso de Pedagogia da UNIP Interativa para a obtenção de nota.

Maceió – AL

2012

SUMÁRIO

1. Justificativa, Situação Problema e Público Alvo-----------------------------1

2. Objetivos e Embasamento Teórico----------------------------------------------2

3. Percurso Metodológico-------------------------------------------------------------3

4. Recursos-------------------------------------------------------------------------------4

5. Planejamento das Sessões--------------------------------------------------------5

6. Cronograma e Avaliação---------------------------------------------------------16

Referências Bibliográficas

O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

"Um brinquedo só é brinquedo pela ação de brincar, isto é, porque alguém brinca com ele".

                                                                                                        Tânia Ramos Fortuna

  1. JUSTIFICATIVA

             

Decidimos pelo tema Jogos e brincadeiras visando mostrar que o trabalho de forma lúdica, estimula o raciocínio lógico e a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento, da capacidade de ampliar possibilidades e de transformar a realidade, tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento e brincadeira e sim, como favorecedor do desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo.

               

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA

Observamos que o brincar é uma forma de linguagem a partir da qual a criança atua, desenvolve-se e cria seu próprio conhecimento, no entanto a mesma não tem recebido a atenção adequada dentro das instituições de Educação Infantil, que ainda não se deram conta que é por meio da brincadeira que a criança tem seu desenvolvimento físico e psicológico sem falar no aprendizado de convivência com os coleguinhas Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

  1. PÚBLICO ALVO

Esse Projeto de Intervenção tem por objetivo fornecer subsídios que contribuam para um melhor aprendizado da turma de Educação Infantil com crianças do Jardim II.

  1. OBJETIVOS
  1.  Geral:
  • Trabalhar com atividades lúdicas para proporcionar às crianças a oportunidade de ampliar seus conhecimentos.
  1.  Específicos:
  • Desenvolver nas crianças a capacidade de adquirir novos conhecimentos;
  • Oportunizar as habilidades de criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar, comunicar-se, questionar e interagir com outros;
  • Promover a socialização e o respeito mútuo.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

Segundo Elvira Souza Lima, “muitas das descobertas que a cerca, a criança faz enquanto brinca. Sozinha, com um amigo imaginário, com um irmão ou um vizinho, com outras crianças, em grupos pequenos ou mais numerosos, em casa ou na escola. Brincar é para criança a possibilidade de ampliar suas experiências”.

             “O brincar é ferramenta essencial e necessária ao processo de desenvolvimento humano. O lúdico abrange o brincar e tem o mesmo sentido de infantil, diz respeito ao “inútil” do ponto de vista imediato, refere-se à atividade em si mesma que não visa algum outro fim, mas que tem grande importância no processo de desenvolvimento a longo, prazo” (KISHIMOTO).

              A evolução lúdica, notadamente, nos primeiros anos de vida mostra que ao brincar a criança desenvolve a inteligência, aprende prazerosa e progressivamente a representar simbolicamente sua realidade, deixa, em parte, o egocentrismo que a impede de ver o outro como diferente dela, aprende a conviver. O lúdico “não está nas coisas, nos brinquedos ou nas técnicas, mas nas crianças, ou, melhor dizendo, no homem que as imagina, organiza e constrói” (Oliveira, 2000, p.10).

A LDB-96, ao contemplar a importância do brincar nas creches e pré-escolas, deixa implícita a ideia de que deve haver espaço para, o brincar e para os jogos e as brincadeiras.

               Wajskop (1999, p.31) afirma: “a garantia do espaço do brincar na pré-escola ou creches, é a garantia de uma possibilidade de educação da criança numa perspectiva criadora, voluntária e consciente”.

  1. PERCURSO METODOLÓGICO

O projeto de Intervenção, O Jogo e a Brincadeira na Educação Infantil tem como público alvo crianças de 5 a 6 anos, referentes à turma de Jardim II.

As atividades e jogos recreativos tem como meta formular estratégias de memorização, capacidade de planejamento e analise de erros, ajuda muito com a coordenação motora, quantidade, desenvolver habilidades e movimentos e também a refletir. As brincadeiras de roda e músicas desenvolvem habilidades de socialização, parcerias e afetividades. Brincadeiras de Faz de Conta para a turma experimentar e explorar o mundo e as convenções sociais vivendo situações com as quais estão acostumadas ou não e estimula sua capacidade de imaginação e movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (379.2 Kb)   docx (325.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com