Psicopedadogia
Por: MaressaBraga • 13/8/2015 • Monografia • 9.862 Palavras (40 Páginas) • 188 Visualizações
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB
ELIZABETH CARVALHO DE OLIVEIRA
CABO FRIO-RJ
2015
ELIZABETH CARVALHO DE OLIVEIRA
Agressividade em alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental,
oriundos de famílias de pais separados.
Artigo Científico
Monografia apresentada a Escola Superior Aberta do Brasil, como requisito parcial
para a conclusão do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional
Orientador: MARCONY BRANDÃO ULIANA
CABO FRIO, RJ
2015
Objetivo Geral
Constatar que entre os alunos do 2º ao 4º ano, em três escolas da rede Municipal em Armação dos Búzios, que apresentam algum grau de agressividade no ambiente escolar por consequência de sua situação familiar em conflito emocional visando detectar até que ponto esse comportamento é influenciado por serem filhos de pais separados, suas consequências e sugerir ações que visem minimizar a agressividade e ajudar o educando.
AGRADECIMENTOS
A todos que direta e indiretamente contribuíram para que eu pudesse em tempo hábil estar disponível para pesquisa e realização do trabalho. A Deus em primeiro lugar, por ter me dado condições físicas e emocionais de ter mais essa conquista. Ao meu marido Noel Carlos, pela paciência em suportar as ausências e a falta de atenção pois sem ele provavelmente não teria conseguido levar adiante e nem concluir mais essa tarefa. A Deise, minha fiel auxiliar, que pela sua assiduidade e pontualidade me davam tranquilidade para realizar as pesquisas e outras atividades.
ÍNDICE
INTRODUÇÃO ...........................................................................................................................06
1- O QUE É AGRESSIVIDADE.....................................................................................................07
2-AGRESSIVIDADE: POSSÍVEIS CAUSAS................................................................................07
3- FORMAS DE LIDAR COM A CRIANÇA AGRESSIVA.........................................................08
4- EXCESSO DE AGRESSIVIDADE PODE SER DOENÇA.......................................................09
4.1- Definição de Transtorno Explosivo Intermitente................................................................10
4.2- Como identificar se alguém está com esse problema? ........................................................11
4.3 - Os critérios diagnósticos do Transtorno Explosivo Intermitente são:.........................12
4.4- Como controlar os impulsos e evitar os ataques de fúria..............................................13
5- A RELAÇÃO MAE/PAI E O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL.............................14
6- DIVÓRCIO E VIVÊNCIA DOS FILHOS............................................................................15
6.1- Grau de conflito durante o divórcio...............................................................................17
6.2- Filhos de pais separados: Cada idade, uma reação..................................................... ..20
6.3- Como pais separados podem lidar com filhos e novos namorados...............................21
6.4- Consequências psíquicas das separações. .....................................................................23
6.5- A ligação dos filhos com os pais: guarda compartilhada...............................................24
6.6. Vantagens e Desvantagens da guarda compartilhada....................................................25
7- A ESCOLA COMO INTERMEDIADORA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS................26
8- CONCLUSÃO........................................................................................................................27
9- BIBLIOGRAFIA...............................................................................................................28-29
INTRODUÇÃO
A agressividade infantil é um dos assuntos que atualmente preocupam os pais, educadores e a sociedade em geral. A importância deste artigo justifica-se pelo aumento do número de crianças que apresentam esse tipo de comportamento. Agressividade está cada vez mais presente, principalmente entre as crianças oriundas de famílias de pais separados e com problemas diversos que direta ou indiretamente afetam a criança. Professores e pais ficam sem muitas alternativas no trato com crianças que “explodem” por muito pouco, ou demonstram uma agressividade exacerbada e confirmar que entre as possíveis causas estão a ausência paterna/materna, e suas consequências.
O assunto é atual e preocupante e a pesquisa ao final deverá servir de suporte para pais e professores, e também para os demais interessados no assunto. A opção pela pesquisa ocorreu porque o tema é pouco explorado nos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas.
De acordo com a pesquisa, constatou-se também que as causas da agressividade venham da problemática que surge diante de problemas de conflitos e agressões familiares que culminam em separação, interação genética com o meio a que a criança está inserida, falta de carinho e atenção, necessidade de experimentar limites e carência em práticas disciplinares claras e coerentes.
O perigo está na possibilidade dessa agressividade permanecer na adolescência e na fase adulta, podendo levar o indivíduo a delinquência e a marginalidade.
Muitos alunos por estarem em estágio de “sofrimento”, as frequentes crises e a incompreensão por parte dos adultos que sem saberem as causas do comportamento inadequado ou inaceitável, partem para puni-los sem se preocuparem com o que está por trás de um chute ou pontapé, acabam por não fazerem os encaminhamentos necessários.
- O QUE É AGRESSIVIDADE?
Presenciar cenas de agressividade tem sido muito mais frequente do que se imagina e tornou-se alvo de estudos através dos séculos. Muitos podem ser os motivos que levam uma criança, adolescentes ou até mesmo um adulto a estarem ou se tornarem agressivos.
...