RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO EF
Por: gugavarela • 9/6/2018 • Relatório de pesquisa • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 4.977 Visualizações
CAMPUS VIRTUAL CRUZEIRO DO SUL
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO EF.
Curso: Pedagogia Licenciatura
Instituição: Cruzeiro do Sul/ UNICID
Nome: Gustavo Varela dos Santos
RGM: 19239017
Disciplina: Estagio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Ano/ Semestre: 2018, 1-A.
Características da escola
Nome da Escola: EMEF SUD MENNUCCI
Endereço: Rua João Briscone, 200, Camargo Novo.
Dependência administrativa: Publica
Diretoria: Secretaria Municipal de Ensino – Diretoria Regional de Ensino de São Miguel Paulista.
Níveis escolares observados: 4° ano do ensino fundamental.
Salas de aula: 20
A escola é grande, com muitas salas e espaços, porém alguns são mal utilizados.
As salas são limpas todo dia na entrada e saída dos turnos, a pintura é recente, porém em muitas salas as carteiras estão desgastadas e sujas.
Quadra esportiva: 2
Existem duas quadras, sendo que uma é coberta. Ambas necessitam de manutenção e ocorre invasão e permanência constante de moradores da região.
Sala de informática: 1
A sala conta com 20 computadores, sendo que apenas 4 funcionam, além de um retroprojetor usado como recurso audiovisual.
Biblioteca: 1
A biblioteca foi reformada há pouco tempo, sendo nitidamente o espaço mais bonito esteticamente e com mais recursos ao professor alem da grande quantidade de livros e sistema de empréstimos.
Sala de jogos: 1
A sala conta com 5 mesas para jogos de tabuleiro, peças de xadrez, domino e futebol de botão. A sala por vezes é usada como depósito.
Playground: 1
O espaço conta com alguns equipamentos, porém esta sem uso aguardando manutenção e reforma dos mesmos.
Introdução
O estagio foi desenvolvido durantes os meses de março e abril e se baseou em observações, auxilio e regência de aulas e outras praticas pedagógicas sob a orientação da professora >>> totalizando 100H 35M.
A escola se mostrou um lugar dinâmico e em constante movimento, pois a mesma conta com projetos extracurriculares e eventos que contam com a participação dos alunos, isso gera grande autonomia dos alunos e um ambiente motivante aos mesmos, porém este fato é praticamente restrito aos alunos do fundamental 2 pois notei pouca participação de alunos do fundamental 1. A equipe da gestão da escola se mostrou sempre solicita a todos os pedidos para sanar duvidas.
A professora demonstra grande experiência na prática docente e com grande interação com a turma. A mesma segue baseando seus trabalhos pedagógicos nos estudos e aplicação do novo currículo da Secretaria de Educação de SP.
Reflexões
O estagio é um momento de suma importância na formação docente e aproveitar para reconhecer relações de teoria e pratica são a principal questão deste momento.
Fica claro que dentro da pratica em sala de aula os professores se embasam nas orientações didáticas pedagógicas fornecidas pela secretaria de educação e por cursos, porém muitas vezes as próprias recomendações são difíceis de serem seguidas, seja por falta de insumos e/ou espaços apropriados. Mesmo reconhecendo que as orientações não são obrigatórias, a meu ver isso acarreta uma carga complexa aos profissionais da educação que tem que “improvisar” para alcançar os objetivos de aprendizagem acordo com as recomendações.
A complexidade da relação teoria pratica ficou exposta em sua realidade. A preparação das aulas não pode prever as múltiplas interpretações, leituras e necessidades que os alunos terão da pratica pedagógica e novas formas de interagir em sala de aula são necessárias para respeitar essas múltiplas potencialidades de ensino, como por exemplo, as tecnologias e mídias digitais, espaços de interações entre alunos e projetos extracurriculares.
Porém mesmo com as demandas complexas sem uma solução exata e previsível fica claro que por muitas vezes a dedicação diária de todos os profissionais da educação faz com que soluções e ideias surjam em prol do processo educacional.
Perfil dos professores
Neste estagio acompanhei a professora Margarete por >>>> horas e
Pratica pedagógica dos professores
Tema 1
A produção textual e a oralidade
- Os professores solicitam aos seus alunos que realizem produções textuais em diferentes áreas de conhecimento ou só em Língua Portuguesa?
A professora busca diversificar possibilidades para que os alunos realizassem produções textuais em áreas do conhecimento, compilando informações e a partir disto construindo ideias gerais para que os textos fossem produzidos e geralmente lidos pela turma.
...