RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: Juliana Garcia • 1/4/2016 • Projeto de pesquisa • 6.354 Palavras (26 Páginas) • 606 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ROZANIA ANTONIA CAPUTO – RU 900814
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
POUSO ALEGRE - MG
2015
ROZANIA ANTONIA CAPUTO – RU 900814
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Caixa de Texto
POUSO ALEGRE
2015
Quebra de Página
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO4
2.A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), BUSCANDO NOVAS ESTRATÉGIAS QUE ASSOCIEM O TRABALHO PEDAGÓGICO AOS PROBLEMAS SOCIAIS E POLÍTICOS DA VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS PARA A CIDADANIA DEMOCÁRICA7
2.1.IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA7
2.2.CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA8
2.3.CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO10
2.4.CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA ESTAGIADA12
2.5.DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PEDAGOGO13
2.6.DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)15
2.7.PLANO DE AULA18
2.7.1.PLANO DE AULA22
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS32
4.REFERÊNCIAS34
5.ANEXOS35



Quebra de Página
INTRODUÇÃO
O presente relatório de Estágio Supervisionado está relacionado às ações que envolvam a docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino aprendizagem dos que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola em idade adequada.
O mesmo foi realizado na Escola Estadual Virgília Paschoal com a periodicidade de 02 de março de 2015 à 27 de março de 2015, fazendo duas horas por dia, de segunda à sexta-feira, das 19:15 às 21:15 horas, sendo observada a turma do 3° ano do Ensino Médio (EJA), pela estagiária do curso de Pedagogia da UNINTER: Rozania Antonia Caputo.
No decorrer do estágio foi observado que o perfil dos estudantes que frequentam a EJA, nesta instituição, são trabalhadores, desempregados , ou em busca do primeiro emprego, filhos, pais e mães moradores urbanos de periferias, vilas e da zona rural.
Com diversidade de idades, que não tiveram acesso à escola na infância ou na adolescência ou que no processo escolar viram-se forçados a abandoná-la.
Foi observado também que grande parte dos alunos dessa instituição, são adultos e são proveniente do campo de onde foram excluídos por uma série de problemas sociais. Outra parte dos adultos dessa instituição está inserida há mais tempo no meio urbano com o qual já estão familiarizados.
Vale ressaltar que nem todos os adultos que frequentam a EJA nessa instituição dominam os códigos ditos escolares, já trouxe consigo outros códigos adquiridos por meio de exigências cotidianas que lhe permite uma adaptação à sociedade. A maioria desses adultos já ocupa, mesmo de forma precária, alguma posição no mercado de trabalho.
Com o objetivo de conhecer as especificidades do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Observar, participar e planejar ações a serem desenvolvidas com os jovens, os adultos e os idosos que frequentam a escola. Refletir sobre a prática pedagógica observada, construir propostas de intervenção relacionadas ao processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Construir a articulação teórica e prática.
Localizar o trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos, considerando a variabilidade dessa modalidade por meio da atuação de diferentes segmentos, instituições e atores sociais. Conhecer os princípios metodológicos próprios de um processo de ensino aprendizagem que considera a especificidade da Educação de Jovens e Adultos e de seu público.
Diante das experiências vivenciadas no período observado, posso afirmar que o estágio supervisionado Educação de Jovens e Adultos (EJA) é de grande importância para a formação profissional do acadêmico em Pedagogia, tanto para a atuação docente como para a articulação do trabalho pedagógico, que irá exigir conhecimentos das práticas pedagógicas; para assim construir uma prática que dê conta da riqueza das dimensões formadoras da vida adulta. Dimensões essas: tempo – memória, o espaço – cidade, as múltiplas linguagens, a cultura, as vivencias lúdicas, a sexualidade, o trabalho e a tecnologia.
Vale ressaltar que o estágio consiste em fomentar as reflexões sobre a prática, estabelecendo a relação com a teoria. Possibilitando
...