RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – MAGISTÉRIO/NORMAL DE ENSINO MÉDIO
Por: Rosklina • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.205 Palavras (5 Páginas) • 17.983 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNITER
ROSALINA CRISTINA DE OLIVEIRA FARIA, 772411, 05/2012
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – MAGISTÉRIO/NORMAL DE ENSINO MÉDIO
JOÃO MONLEVADE
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ROSALINA CRISTINA DE OLIVEIRA FARIA, 772411, 05/2012
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – MAGISTÉRIO/NORMAL DE ENSINO MÉDIO
Relatório de Estágio Supervisionado – Magistério/Normal de Ensino Médio, apresentado a UTA – Didática, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Gilcilene Oliveira
Centro Associado: João Monlevade
JOÃO MONLEVADE
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A atividade de estágio constitui-se em observação, análise e uma significativa participação, proporcionado uma reflexão sobre as práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. A interação com a realidade da profissão é a complementação do aprendizado acadêmico sendo um fator significativo na formação do aluno. O estágio foi realizado no período 01/10/2015 a 09/102015 na Escola Estadual Luiz Prisco de Braga.
O estágio Magistério/Normal de Nível Médio tem por objetivo proporcionar o estudo de ações que envolvem a docência no curso normal de nível médio. Também busca possibilitar a análise das políticas educacionais do curso de formação de professores em nível médio, a compreensão da organização histórica, legal e curricular deste curso. Além disso, visa desenvolver conhecimentos sobre os aspectos teórico-metodológicos do planejamento de aulas das disciplinas pedagógicas do curso normal de nível médio através do contato direto com a sua realização. E o objetivo do presente relatório é o de sintetizar as informações e observações colhidas no decorrer do estágio.
O Estágio Supervisionado Magistério/Normal de Nível Médio é de suma importância para nós futuros profissionais da educação, pois é uma chance de vivenciar na prática as diversas situações do contexto escolar e compreendermos a realidade educacional. Para Oliveira (2008) O estágio, na maioria das vezes, é o primeiro contato do futuro educador com a realidade escolar, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.
A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi à observação participativa durante as aulas, conversas informais com a professora regente da turma e a coordenadora do curso e consulta ao PPP da escola.
Os itens desenvolvidos neste relatório seguem as orientações do material da disciplina do curso. Primeiramente a identificação da escola e a concepção pedagógica da mesma. Em seguida uma descrição e análise reflexiva das atividades de estagio , plano de estágio, por fim, considerações finais
2 A ESCOLA ESTAGIADA
2.1 IDENTIFICAÇAÕ DA ESCOLA ESTAGIADA
O Estágio Supervisionado – Magistério/ Normal. De Nível Médio foi realizado na Escola Estadual Luiz Prisco de Braga, situada à Rua Raposos, número 97, no bairro Lourdes, CEP 35.930-057, localizada na cidade de João Monlevade, no estado Minas gerais. O contato com a escola pode ser realizado através de telefone (31) 3851-1551 e do e-mail escola103489@educacao.mg.gov.br.
A escola oferta atendimento nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e Magistério/Normal.
A instituição atende um total de 958 alunos, desse total 12 são alunos em processo de inclusão.
O estágio foi realizado no período de 01/10/2015 a 09/10/2015 no período noturno sendo observada a turma de Magistério / Normal.
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
O projeto pedagógico compreende o homem como um ser crítico, produtor de relações sociais, econômicas, políticas e culturais, capaz de construir uma sociedade mais justa e igualitária. E a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento dessas relações. É nesse ambiente que a criança interage com grupos de sua idade, criam vínculos e laços afetivos.
A educação é um dos processos da formação da pessoa humana. Processos através no qual a pessoa se insere na sociedade, transformando-se e transformando a sua realidade. A educação para eles é concebida como democrática e transformadora, na qual todos tenham plenas condições de interagir com a realidade social, econômica, política, histórica e pedagógica.
A escola defende a construção de uma sociedade inclusiva, considerando a diversidade em geral como ponto positivo para nossa ação, que deve reforçar o respeito pelas culturas. Desta forma, entendemos que a Unidade Escolar se constitui em um espaço privilegiado de integração das diversidades culturais, étnicas, de gênero e raças.
...