RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - MAGISTÉRIO/NORMAL DE ENSINO MÉDIO
Por: bestfriend • 5/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.175 Palavras (13 Páginas) • 1.238 Visualizações
SUZANA DE ALMEIDA. RU: 1015331. TURMA: 2014/02
SANDRA MARIA MALLMANN RU:944231 TURMA:2013/02
LEONICE P. GIACOMINI RU:950391 TURMA:2013/05
EVA BENIN RU:951101 TURMA:2013/05
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO-
MAGISTÉRIO/NORMAL DE ENSINO MEDIO.
PATO BRANCO
2015
SUZANA DE ALMEIDA. RU: 1015331. TURMA: 2014/02
SANDRA MARIA MALLMANN RU:944231 TURMA:2013/02
LEONICE P. GIACOMINI RU:950391 TURMA:2013/05
EVA BENIN RU:951101 TURMA:2013/05
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Trabalho de estágio realizado no
Magistério, apresentado na UTA Estagio Supervisionado – Magistério/Normal de Ensino Médio, no curso de Pedagogia. Tutor local: Helena Maria Girotto Dorigo.
Pólo de apoio presencial: Pato Branco.
PATO BRANCO
2015
SUMÁRIO.
- INTRODUÇÃO 04
- A escola estagiada 05
2.1 Concepção de homem 05
2.2 Concepção de educação 06
2.3 Concepção de sociedade 06
2.4 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado
.............................. 07
- Caracterização dos profissionais 08
- Caracterização da escola estagiada 08
- Perfil do professor 09
- Descrição das aulas assistidas 09
- Plano de aula 10
- Considerações finais 13
- Referências 14
INTRODUÇÃO
Estágio Supervisionado é o conjunto das atividades de ensino-aprendizagem relacionadas ao meio social, profissional, cultural e didático-pedagógico, proporcionadas ao aluno pela participação em situações reais de vida e trabalho, como será relatado em seguida, através da participação das alunas do curso de Pedagogia, que se realizou o estagio no Colégio Estadual de Pato Branco, pois para o discente, o estágio é um fator significativo na sua formação profissional, por proporcionar a interação com a realidade da sua profissão futura e a complementação prática do aprendizado acadêmico. Para a Unidade concedente de estágio, há uma contribuição prática e efetiva através da atuação do discente em prol do desenvolvimento da mesma.
O estagio Supervisionado- Magistério/ Normal de ensino médio nos possibilita uma visão mais ampla a respeito da graduação em pedagogia, e mostra que vai muito alem da Educação Infantil, nos possibilitando conhecer a educação no nível médio.
Este trabalho ira relatar o cotidiano de um professor no Magistério, como seu cotidiano, quais são os seus métodos de ensino e porque seu trabalho deve estar em constante evolução.
A ESCOLA ESTÁGIADA.
O estágio supervisionado – Magistério/ Normal de Nível Médio foi realizado no Colégio Estadual de Pato Branco, situado na Rua Argentina número 724 no bairro Jardim Primavera, CEP 85.502-040, localizada na cidade de Pato Branco, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (46) 3224-24.83
A escola oferta atendimento ao Ensino Fundamental,Médio e Profissional, atendendo nos período matutino ,vespertino e noturno.Atendendo aproximadamente mil e quinhentos alunos.
Concepção de homem.
O homem é um ser natural e social, ele age na natureza transformando-a segundo suas necessidades e para além delas. Nesse processo de transformação, ele envolve múltiplas relações em determinado momento histórico, assim, acumula experiências e em decorrência destas, ele produz conhecimentos. Sua ação é intencional e planejada, mediada pelo trabalho, produzindo bens materiais e não materiais, que são apropriados de diferentes formas pelo homem, “O homem necessita produzir continuamente sua própria existência. Para tanto, em lugar de se adaptar a natureza, ele tem que adaptar a natureza a si, isto é, transformá-la pelo trabalho”.
Sendo assim o homem é ser em processo permanente de autoconhecimento e crescimento, que transforma, e é transformado. Participante ativo na construção da história e do conhecimento, devendo ser solidário nas relações com a natureza com seus semelhantes na busca constante da harmonia consegue e com o mundo.
Considerando o homem um ser social, ele atua e interfere na sociedade, se encontra com o outro nas relações familiares, comunitárias, produtivas e também na organização política, garantindo assim sua participação ativa e criativa nas diversas esferas da sociedade. “O homem, como sujeito de sua história,”. É aquele que na sua convivência coletiva compreende suas condições existenciais transcende-as e reorganiza-as, superando a condição de objeto, caminhando na direção de sua emancipação participante da história coletiva” compreende suas condições existenciais transcende-as e reorganiza-as superando a condição de objeto caminhando na direção de sua emancipação participante da história coletiva.
Partindo do pressuposto que o homem constitui-se um ser histórico, faz-se necessário compreendê-lo em suas relações inerentes a natureza humana. O homem é, antes de tudo, um ser de vontade, um ser que se pronuncia sobre a realidade, sendo assim para o homem viver em sociedade a sua educação é ponto primordial possibilitando ao indivíduo o contato com o mundo propriamente humano e interiorizado.
Concepção de Educação.
A educação é uma prática social, uma atividade específica dos homens situando-os dentro da história – ela não muda o mundo, mas o mundo pode ser mudado pela sua ação na sociedade e nas suas relações de trabalho. “Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, significa afirmar que ela é, ao mesmo tempo, uma exigência do e para o processo de trabalho, bem como é ela própria, um processo de trabalho”.
...