Realidade ou Realidades?
Por: Naty Oliveira • 16/4/2015 • Dissertação • 296 Palavras (2 Páginas) • 1.527 Visualizações
Falar de realidade é algo bastante complexo, pois ela se apresenta de múltiplas maneiras. Talvez não devêssemos falar de realidade, afirmando-a como única e indivisível, mas sim de realidades, no plural.
Essa “colocação” deve-se ao fato de conforme nossa intenção, o mundo se revela de um jeito, surgindo diferentes formas de a consciência se postar frente aos objetos, ou seja, cada ser humano tem sua “realidade” de ver as coisas ou o mundo. A exemplo podemos citar um quadro a óleo que reflete a imagem da natureza, este será diferente para o pintor, para o espectador, para o carregador, para o cientista, concluindo que para cada uma destas pessoas o quadro terá uma realidade diversa, adquirindo vários sentidos.
Ao estudarmos Júnior em seu livro “O Que é Realidade”, entenderemos que um mesmo objeto pode ter mais de uma realidade, uma vez que dependerá da intenção e interpretação de cada indivíduo, então, não existirá uma realidade única; Ainda para ele, “O homem é construtor do mundo, o edificador da realidade” (p.13)
Devemos lembrar que é por meio da linguagem (palavra) que permite o homem interpretar e dar sentido as coisas, construir sua realidade, além disso, a realidade esta fundamentalmente estabelecida e mantida por ela: a linguagem.
O ser humano move-se em um mundo essencialmente simbólico, sendo os símbolos lingüísticos os preponderantes e básicos na edificação deste mundo, na construção da realidade. Existem realidades religiosas, filosóficas, culturais, cada homem constrói a sua conforme as influências ao seu redor, porém nem tudo que temos como certo, é certo.
Enfim, em resposta a pergunta do tema proposto, devemos dizer que existem muitas realidades e que toda realidade é construída pelo homem e para o homem.
...