TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de autoavaliaçãodo professor

Por:   •  10/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de Autoavaliação - 2013/2014

Identificação do Avaliado:

Nome: Maria Noémia de Andrade Pacheco Melo

Escola: E.B.1 de Vila Chã

Departamento: 1º Ciclo      Grupo: 110

NIF: 204030714  

Situação Profissional: Docente do Quadro de Zona Pedagógica

Com Componente Letiva: Sim

Período de Avaliação: 01/ 09/ 2013 a 31/ 08/ 2014

Funções Exercidas: Professora Titular da Turma A (1.º e 2º anos)

Dimensão Científica e Pedagógica

Breve descrição da atividade profissional desenvolvida no período de avaliação; preparação, organização e desenvolvimento das atividades/práticas letivas; relação pedagógica com os alunos e processos de avaliação das aprendizagens dos alunos; análise dos resultados obtidos.

Neste período de avaliação colaborei na implementação do Projeto de Monodocência Coadjuvada, tendo lecionado a disciplina de Português aos primeiro, segundo e terceiro anos de escolaridade; lecionei as restantes disciplinas à turma da qual fui titular, excetuando a disciplina de matemática que era assegurada pela colega com quem coadjuvei.

Na atividade desenvolvida, foi sempre minha preocupação ser assídua e pontual. Cumpri integralmente o serviço letivo que me foi atribuído.

As atividades letivas foram concretizadas com sucesso e tal como estavam planeadas. Esta concretização só foi possível, porque tentei que os alunos se envolvessem nas atividades de forma ativa, motivando-os para o gosto na realização das mesmas. As atividades letivas foram preparadas e organizadas cuidadosamente, tendo sempre em atenção o cumprimento do Programa, das Planificações Anual e Mensal, do Plano Anual de Atividades e do Plano Nacional de Leitura. Sempre que necessário, foram realizados ajustamentos às Planificações, de acordo com as necessidades e os ritmos de aprendizagem dos alunos.

Devido à especificidade de cada criança, prestei apoio individualizado, sempre que possível, aos alunos que demonstravam maiores dificuldades na aquisição dos conhecimentos. Também recorri e incentivei, inúmeras vezes, ao envolvimento dos alunos com maior facilidade na aquisição de conhecimentos, no apoio aos que revelavam maiores dificuldades, no sentido de tornar efetivo o processo de ensino-aprendizagem e de fomentar o espírito de entreajuda entre os elementos da turma.

Esforcei-me por implementar diariamente práticas pedagógicas inovadoras, bem como recursos e materiais didáticos diversificados e motivadores. Nas atividades dinamizadas, sempre que se figurou pertinente, recorri às Tecnologias de Informação e Comunicação como complemento do material didático-pedagógico já existente, de forma a reformular estratégias capazes de ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. Colaborei juntamente com a colega titular da turma B, em que lecionei a disciplina de português, na organização e operacionalização das estratégias, visando um bom entrosamento entre as turmas para afastar quaisquer sensações menos habituais ou desconfortáveis que o projeto pudesse suscitar.

Planeei atividades no sentido de suscitar a curiosidade e motivar/envolver as crianças no processo ensino-aprendizagem, atendendo sempre ao ritmo de trabalho e às capacidades individuais, recorrendo a pedagogia diferenciada, visando promover o desenvolvimento/ aperfeiçoamento das suas competências. Procurei estar sempre atenta à minha turma e a cada criança em particular.

Considero que estabeleci uma boa relação pedagógica com a minha turma, visto que promovi, na sala de aula, um clima de aprendizagem harmonioso e colaborativo, que contribuiu para o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade dos meus alunos. Sempre que no grupo surgiam situações de conflito, procurei solucioná-los, levando as crianças a refletir sobre as causas desses conflitos e a resolvê-los, de modo consciente e cívico. Pautei o meu contacto com as crianças pelo respeito mútuo, tratando-os de modo igual, embora atenta às diferenças de personalidade de cada um na relação interpessoal.

Ao longo do ano letivo, fui realizando uma avaliação diagnóstica e formativa, com base na observação diária (comportamento, atenção, interesse, participação, autonomia, criatividade), registos, produções individuais, tendo sido possível identificar progressos em todas as crianças, nas diferentes áreas de desenvolvimento.

Considero que os resultados obtidos foram bastante satisfatórios.

Participação na escola e relação com a comunidade

Atividades promovidas no âmbito do serviço letivo e não letivo e o contributo para a prossecução dos objetivos e metas fixadas no Projeto Educativo do Agrupamento, no âmbito das atividades exercidas.

Ao longo do ano lectivo, procurei, desde sempre, dar o meu contributo para conseguir atingir os objetivos e metas do Agrupamento.

Participei e colaborei em todos os projetos de trabalho ao nível da escola, da autarquia e do Centro de Saúde, nomeadamente nos projetos: “Passe” e “Os nove Números”.

Dinamizei, juntamente com as colegas de escola, as diversas atividades no âmbito dos projetos anteriormente referidos.

De igual forma, dinamizei com a minha turma as diversas atividades definidas no Plano Anual de Actividades, envolvendo-me nas mesmas com empenho.

No âmbito da participação na escola e relação com a comunidade educativa, considero que cumpri os meus deveres profissionais, procurando envolver-me e participar nas atividades abertas à comunidade escolar. Desta forma, estabeleci uma relação cordial e saudável com toda a comunidade.

Procurei sempre que as atividades educativas fossem ao encontro das necessidades e interesses dos alunos, para que estes se mantivessem empenhados e interessados na sua aprendizagem. As atividades foram concretizadas com seriedade, responsabilidade e entusiasmo, respeitando as planificações e tendo em conta as metas da aprendizagem definidas pelo Agrupamento.

Os recursos e os instrumentos a que recorri foram diversificados e preparados atempadamente. Utilizei sempre uma linguagem simples e clara, adotando um vocabulário ajustado ao nível etário das crianças. Refleti continuamente sobre as atividades e adequei, sempre que necessário, as planificações para que todos pudessem alcançar sucesso nas suas aprendizagens.

Durante o ano letivo, estabeleci uma relação harmoniosa com toda a comunidade educativa. Estive sempre recetiva a todas as opiniões, de forma a desempenhar a minha função como membro da comunidade educativa da melhor forma possível. A articulação e supervisão das Atividades de Enriquecimento curricular contribuíram também para uma melhoria  no processo ensino/aprendizagem. Considero que cumpri os meus objetivos individuais definidos neste âmbito, na medida em que realizei as atividades definidas, no que diz respeito às relações entre a escola e a comunidade educativa, pelo Projecto Educativo, pelo PAA ou pelo P.T.T. A meu ver, mantive com as minhas colegas, bem como com os pais/Encarregados de Educação, uma relação pautada pelo diálogo, seriedade, cordialidade e respeito.

Participei ainda em todas as reuniões gerais, e de departamento, bem como as destinadas à elaboração/planificação e reuniões de conselhos de ano e turma, tendo participado activamente e contribuído para o bom funcionamento das referidas reuniões, dando a minha opinião e tendo elaborado as actas que me foram destinadas como secretária.

Formação contínua e desenvolvimento profissional

Formação realizada e apreciação dos seus benefícios para a atividade letiva e não letiva (identificação da designação da formação, tipologia, duração e entidade formadora/dinamizadora); desenvolvimento do conhecimento profissional a partir do trabalho colaborativo com pares e nos órgãos da escola.

A actualização científica e pedagógica é uma preocupação que está sempre presente, porque considero que esta é necessária ao meu bom desempenho.

Procurei atualizar-me através de leitura de obras de cariz pedagógico e outras fontes.

A partilha de experiências com outros colegas e formadores foi uma constante, o que me permitiu um conhecimento de realidades diversas e enriquecedoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com