Relatório Individual estágio obrigatório Ensino Fundamental
Por: Idália Cardozo Da Silva Neta • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.812 Palavras (16 Páginas) • 521 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ADRIELI PINHEIRO SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
[pic 3]
[pic 4]
ADRIELI PINHEIRO SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Orientador: profª. Natalia Gomes dos Santos, Vilze Vidotte Costa
Tutor Eletrônico:Patricia Luciana Pereira Sanches
Tutor de Sala:Gislene Nara Dias da Silva
Cachoeiro de Itapemirim
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 6
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
INTRODUÇÃO
O estágio realizado na turma de Ensino Fundamental foi realizado na escola, Centro de Ensino Lauro Pinheiro (Celp) foi feito por Adrieli Pinheiro Santos, sendo acompanhada pela supervisora de campo Luciana Thomaz Thuler Vaz. A intervenção foi feita no turno matutino a partir do dia 02/04/2018 à 18/04/2018.
No qual a observação participativa foi de grande importância e satisfatória e enriquecedora no processo de formação docente, tivemos contato direto com os alunos do Ensino Fundamental e vivenciamos na prática que até então nós somente conhecíamos ao longo do curso através dos livros e das tele aulas. Realizamos inicialmente uma conversa com a supervisora de campo Luciana Thomaz Thuler Vaz que nos encaminhou para turma do 1° ano do Ensino fundamental, depois para o 2° ano, depois para o 3° ano, 4°ano e por fim no 5°ano.
Realizamos diários de observações e desenvolvemos atividades envolvendo a Matemática, no qual foi muito interessante para o aprendizado da turma, atividades de adição, subtração e resolução de problemas que estimulou o raciocínio dos alunos. Observei aulas de Língua Portuguesa aonde os alunos puderam enriquecer o vocabulário e gerou socialização entre os alunos e os educadores aonde os alunos expressavam seus conhecimentos prévios, presenciamos aulas de educação física, momentos de leitura e o recreio. Na Intervenção realizamos seis planos de aula com tema Quantidades aonde os alunos puderam ter noção de cálculo mental simples.
Sabemos que o ensino de matemática é componente importante na construção da cidadania, nos conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, e o seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente, procurando desenvolver nos alunos competências para compreender e transformar a realidade. No ensino da matemática destacam-se aspectos básicos como relacionar observações do mundo real com representações (esquemas, tabelas, figura) e essas representações deve relacionar-se com princípios e conceitos matemáticos, através da “fala” e da “escrita”. A aprendizagem em matemática está ligada à compreensão, isto é, à apreensão do significado; resultante das conexões entre todas as disciplinas com o cotidiano nos seus diferentes temas.
Estimular o aluno para que pense, raciocine, crie, relacione idéias descubra e tenha autonomia de pensamento, através de desafios, jogos, quebra-cabeças, problemas curiosos, etc.
Utilizei como embasamento teórico Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apontam que o papel da matemática no Ensino Fundamental está intimamente ligado ao desenvolvimento de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, ao desenvolvimento do raciocínio lógico/dedutivo/matemático do aluno, à resolução de problemas que envolvam situações da vida cotidiana e do trabalho, além de apoiar na construção de conhecimentos em outras áreas do saber (BRASIL, 2001).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Matemática no ensino fundamental estão pautados por princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos nos últimos anos ressaltaram alguns artigos desse componente curricular. São eles:
- — A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.
- — A Matemática precisa estar ao alcance de todos e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente.
- — A atividade matemática escolar não é “olhar para coisas prontas e definitivas”, mas a construção e a apropriação de um conhecimento pelo aluno, que se servirá dele para compreender e transformar sua realidade.
- — No ensino da Matemática, destacam-se dois aspectos básicos: um consiste em relacionar observações do mundo real com representações (esquemas, tabelas, figuras); outro consiste em relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos. Nesse processo, a comunicação tem grande importância e deve ser estimulada, levando-se o aluno a “falar” e a “escrever” sobre Matemática, a trabalhar com representações gráficas, desenhos, construções, a aprender como organizar e tratar dados.
- — A aprendizagem em Matemática está ligada à compreensão, isto é, à apreensão.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Identificação da Instituição
Escola: (CELP) Centro de Ensino Lauro Pinheiro
Data: 02/04/2018 à 18/042018
Local: Rua Dom Fernando n° 103 CEP: 29.306.350
Hora e início/término da aula: 07h00min às 11h20min
Nível/Ano: Ensino Fundamental do 1°ano ao 5°ano
...