Resenha Filme: Deu a louca na Chapeuzinho
Por: Melllai • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.916 Palavras (12 Páginas) • 900 Visualizações
PLANO DE AULA Interdisciplinar
PLANO DE AULA
ESCOLA: X
SÉRIE: X
PROFESSORA: Simone Lucas
DURAÇÃO DA AULA: 4 horas
DATA: XX/XX/XXXX
DISCIPLINA: Interdisciplinar
CONTEÚDOS: Adição e Subtração; Filme Deu a louca na Chapeuzinho; Produção de texto.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o raciocínio lógico e aprimorar a capacidade de resolver problemas diversos por meio da interpretação de informações contidas em textos, utilizando conhecimentos matemáticos prévios.
Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver raciocínio lógico.
- Relacionar a matemática com jogos pedagógicos
- Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo;
- Produzir textos diversos coletivamente;
- Explorar a linguagem oral e escrita.
PROC. METODOLÓGICOS:
A aula será realizada através de resolução de problemas, jogos e brincadeiras, com produção escrita e oral.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades propostas.
RECURSOS: Vídeo: Deu a Louca na Chapeuzinho; Televisão e DVD; sulfite, lápis de cor, giz de cera. Cartolina, cola,
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEIDIANE RODRIGUES DA SILVA
VALDECI CRUZ SANTOS RÉGIS
PROFESSORA ORIENTADORA:
Me. EVARISTA CASARA
LOCAL DO ESTÁGIO: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ULISSES SOARES FERREIRA
PORTO VELHO
2012/2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEIDIANE RODRIGUES DA SILVA
VALDECI CRUZ SANTOS RÉGIS
PROFESSORA ORIENTADORA:
Me. EVARISTA CASARA
Relatório Parcial de Estágio, apresentado no 6º período do curso de Pedagogia, na Faculdade de Educação de Porto Velho, sob a orientação da Profª Evarista Casara, como requisito avaliativo na disciplina de Estágio Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
PORTO VELHO
2012/2
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO ESCOLAR 5
2.1 Observação 6
2.2 Participação 7
2.3 Regência 8
2.4 Elaboração do plano de ação interdisciplinar 9
2.5 Realização do plano de ação interdisciplinar 9
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
4. REFERÊNCIAS 12
ANEXOS E APÊNDICES 13
INTRODUÇÃO
Este relatório tem a finalidade de descrever sobre as ações realizadas no estagio supervisionado nas series iniciais do ensino fundamental na escola Ulisses Soares Ferreira, situada a rua, Jose Amador dos Reis, nº 2938, Bairro JK I. O estágio tem
objetivo geral de desenvolver atividades práticas que permitam a consolidação das teorias estudadas no decorrer do curso de pedagogia e possibilitar as acadêmicas conhecer a realidade do contexto escolar (obtendo assim conhecimentos básicos que dão sustentação à formação do professor, tanto do ponto de vista teórico quanto prático).
O estágio tem a importância e a função de integrar o acadêmico na estrutura organizacional da instituição e participação efetiva na gestão da sala de aula. Vivenciando assim, a docência na elaboração de projeto de ensino, planos de aula, intervenções pedagógicas a partir de diagnóstico de situações de aprendizagem, elaboração de critérios e instrumentos de avaliação da aprendizagem, e auto avaliação. O estágio e desenvolvido em etapas que correspondem em observação, participação e finalizando com a regência. Porém no primeiro momento só realizamos as duas primeiras etapas.
A Observação (incluindo o diagnóstico do contexto escolar),teve o objetivo de nos proporcionar conhecimentos em relação as dimensões escolar como um todo. Já no período de Participação pudemos auxiliar a professora em varias atividades do cotidiano escolar.
O fim dessas etapas (levantamentos de dados), nós deram suportes para a escolha dos conteúdos utilizados na regência, tendo em vista os fatores detectados e os conteúdos trabalhados nas séries do estágio. Também houve a interlocução com o gestor, supervisor, orientador, professores e etc.
1. DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO ESCOLAR
A EMEIEF Ulisses Soares Ferreira está localizada na Rua Jose Amador
dos Reis, nº 2938, Bairro JK I. A escola atende nos três turnos e atende crianças entre 6 e 14 anos no ensino fundamental nos turnos manhã e tarde, e jovens e adultos no EJA no turno da noite, tendo num total de 991 alunos. As turmas são compostas por aproximadamente 30 alunos. Seu corpo docente é formado por 78 profissionais atuando nos três turnos entre eles diretor, vice-diretor, supervisores, orientadores, secretaria, professores e auxiliares administrativos que atuam na conservação da escola. A maioria dos alunos mora próximo à instituição.
Na escola existem vários projetos pedagógicos, como semana da água, páscoa, festa junina, tia temático, dia das crianças, festa família, Na escola não há espaços pedagógicos, há um laboratório de informática, porem não é utilizado, há também um datashow, como não tem espaço para uma biblioteca próxima ao refeitório existe um baú cheio de livros, existe uma mini quadra de esportes coberta. As crianças têm educação física uma vez por semana, têm passeios culturais, um exemplo deles é o Cinema na Escola, onde a professora leva toda a turma ao cinema.
...