Resenha de filme sobre pedagogia
Por: milenasong • 8/6/2016 • Resenha • 324 Palavras (2 Páginas) • 1.469 Visualizações
RESENHA DO FILME - O CONTADOR DE HISTÓRIAS
O filme retrata da história de vida de Roberto Carlos Ramos um mineiro de Belo Horizonte que foi deixado pela mãe aos 6 anos na FEBEM- Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor, que em sua ignorância acreditava que ele teria uma chance que essa seria a solução para seus problemas sociais e familiares, lá foi diagnosticado como alguém incapaz de se desenvolver intelectualmente.
Foi deixado ao abandono, e se virava fazia de tudo pra viver melhor ter comida e atenção, de lá Roberto fugiu mais de 100 vezes da instituição, onde passou pelas mais diversas experiências, roubos, envolvimento com drogas, estrupo, vadiagem e muito mais.
Desacreditados que o menino ainda teria alguma recuperação aos treze anos, após incontáveis fugas. A realidade na instituição é diferente do que se promovia pela propaganda na TV e Roberto, aos poucos, perde a esperança.
Mas algo lhe deu uma ultima chance, a pedagoga francesa Margherit Duvas veio ao Brasil para o desenvolver uma pesquisa sobre as instituições ficou pasma com a história de Roberto e o tomou como um desafio, e pensando em fazer dele seu objeto de estudo. A principio não foi tarefa fácil ele relutou, mas depois de sofre, procura conforto em Margherit. Ela o levou para sua casa, deu comida, afeto, tentou disciplinar, ouviu, tentou ensinar, aguentou todos os problemas.
Depois de um tempo tentando ajudar Roberto de todas as formas pois era a única a acreditar nele , após o vencimento de seu visto de permanência no Brasil, retorna a França levando o garoto com ela sob tutela, o adotou, cuidou e orientou lhe tudo quanto necessário para seu desenvolvimento integral.
Após estudar muito, Roberto Carlos volta ao Brasil, e ao lugar de seu sofrimento à FEBEM, mas dessa vez como educador.
Durante esse processo Roberto Carlos descobrirá uma paixão pela leitura, e o seu talento para ser um “contador de histórias”.
...