Resenha do Filme
Por: Carmosinda • 21/4/2016 • Resenha • 986 Palavras (4 Páginas) • 528 Visualizações
Narradores de Jave, filme brasileiro do ano de 2003, de gênero drama, com direção de Eliane Caffe, narra a historia dos habitantes da pequena vila de um vale chamado Jave , suas lutas e seus medos.
Os habitantes de Jave temiam a construção de uma barragem, que inundaria a cidade de Jave obrigando-os a se retirarem do lugar onde viviam desde muito tempo, porem havia uma solução para tal problema: a chance de impedir tal construção seria dar provas de que Jave possuía valores históricos; mas Jave já não tinha escrita cientificas que comprovasse seus valores, era preciso então escrever os fatos e relatar que até então só se sabia através de historias contadas pelos próprios habitantes dali.
Sabendo que a prova escrita cientifica as livrarias das destruições da vila de Jave, as pessoas daquele lugar lutavam incansavelmente para conseguir tal prova, porem com a maioria da população analfabeta, a solução foi recorrer a Antônio Biá ex: carteiro da cidade que havia sido expulso dali por ter tentado evitar o fechamento do correio escrevendo cartas para moradores de outras cidades, caluniando a muitos de seus vizinhos, Biá acreditava que assim cresceria o movimento no correio e seu cargo estaria a salvo, só que isso custou-lhe a expulsão de Jave . Sendo ele banido da cidade, por cometer injustiça os moradores agora achava que ele deveria pagar pelo erro cometido, escrevendo a historia de Jave.
Bia não foi simplesmente convidado a escrever sobre Jave, ele foi quase que obrigado a fazer isso, sem escapatória, o ex: carteiro saiu para ¨aquelas¨ bandas procurando por no papel as historias contadas de boca em boca a muito tempo pelos habitantes daquele lugar a respeito da fundação de Jave dos seus habitantes e fundadores, um povo cheio de virtudes e coragem que jamais saíram da lembrança daquelas pessoas.
Assim Antônio Bia em suas andanças interrogava as pessoas uma a uma e percebe logo em que cilada, ele estava, pois cada um dizia uma coisa, e todas queriam a todo custo ser notado como parente próximo de alguém que tenha sido importante para a historia da fundação de Jave. No entanto as historias são diferente, cada um procurando um ¨jeitinho¨ de ser notado no livro e assim conseguir ¨fama¨ as custas dos acontecimentos; distorcem a historia tornando impossível e insuportável o trabalho de Bia, como bom esperto que era Bia ao ser pressionado para entregar o livro, marca um encontro com o povo , envia o livro em branco e uma carta através de um mensageiro e lá não aparece.
O filme mostra heranças históricas e cita nomes de pessoas que foram importantes na fundação de Jave, sua cultura, sua crença, etc. Também e notado o esforço feito por uma moradora para ser registrada a importância da mulher na historia de Jave, citando a presença de Maria Dina como colaboradora guerreira, uma mulher que segundo a moradora assumiu o controle da situação ocupando o lugar de Indalicio após seu falecimento. O filme mostra também a importância da oralidade e da cultura popular para o crescimento de um povo e nos deixa claro a necessidade da escrita cientifica como documento para a salvação de Jave.
Falando da oralidade e da escrita cientifica devemos ressaltar que ambos foram importantes para com a tentativa de salvar Jave, pois sem a oralidade provavelmente seria impossível saber o começo da historia já que naquela época não se usava escrever e documentar fatos acontecidos estes passavam a existir agora na escrita por serem transmitido por pessoas que haverá ouvido de seus pais e vizinhos que assim transmitiu a geração em geração. Isso nos permite fazer uma breve reflexão sobre a linguagem oral e a linguagem escrita, e as diferenças sobre as culturas popular e letrada, onde a letrada se impõe sobre a popular (oral) é notável o confronto entre a preservação da memoria popular e a modernização, o desprezo dos ricos (representadas pelos engenheiros) para com os pobres (povos analfabetos de Jave).
...