Resenha do Filme o Primeiro Mentiroso
Por: sueli.sol • 9/10/2016 • Resenha • 283 Palavras (2 Páginas) • 2.702 Visualizações
CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Bioética, Ética, Cidadania e Realidade Brasileira.
PROFESSORA:
DATA: 22/09/2013
ALUNOS (AS): Sueli
Resenha Critica sobre o filme:
O Primeiro Mentiroso
O filme discute sobre o tema mentira. Ele se passa em uma sociedade onde um dos principais valores éticos e a verdade. Os habitantes da cidade sempre falavam a verdade, independentemente do dano ou efeito que ela causaria. Em um determinado momento da historia o protagonista do filme conta sua primeira mentira, quando ele perde o emprego e esta prestes a ser despejado do apartamento aonde mora, chega ao banco e diz que tem uma quantidade “x” quando na verdade não tem nem metade daquele valor, e a moça do caixa mesmo vendo que na conta não tem esse valor, entrega a quantia informada, pois lá, a palavra e o que vale. Depois de perceber que todos sempre irão acreditar naquilo que diz, o protagonista dispara a contar mentiras, algumas até com boa intenções, pois tinha a intenção de trazer e causar o bem as pessoas, e outras só em benefício próprio.
O filme procurou mostrar que ás vezes é possível e preciso ir contra as regras. Porque mesmo o protagonista contando algumas mentiras, em alguns momentos ele procurou agir de modo que ia de acordo com o principio do bem maior, proporcionando com sua mentira uma felicidade, uma esperança para uma grande quantidade de pessoas. Trouxe o bem para a sociedade.
Apesar de o protagonista ter usado algumas mentiras apenas para o seu próprio beneficio, acredito que ele não causou, nem trouxe dano a ninguém com elas. Mas ele foi contra um principio universal que diz que e errado mentir.
...