Resenha do filme Meu nome é Jonah
Por: Ana Cristina Dellabetta Guerrero • 10/7/2018 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 833 Visualizações
Resumo do Filme “E seu Nome é Jonah”
Ana Cristina Dellabetta Guerrero
O filme “E seu Nome é Jonah”, escrito por Michael Bortman, foi lançado nos Estados Unidos, em 1979. E conta a triste história de um garoto surdo que recebeu um diagnóstico equivocado de retardo mental e leva uma vida cheia de desapontamentos, até que, finalmente, suas capacidades são reconhecidas.
A criança chamada Jonah, ao ser detectada com alguma anomalia na aprendizagem, recebe o diagnóstico de retardo mental, e fica internado em uma clínica psiquiátrica por mais de três anos, até que um médico percebe o equívoco do diagnóstico e chama a família para leva-lo para casa. A família então, percebe que ele necessita de um processo de aprendizagem diferente e próprio para uma criança surda. Os pais de Jonah se sentem muito culpados ao notarem que o filho era deficiente auditivo e não deficiente mental, pois, passou parte de sua infância em um leito de hospital.
Por não saberem lidar com a situação, após muitas brigas, os pais de Jonah se separam e a mãe sofre ainda mais, pois, além de não conseguir uma comunicação com seu filho, agora está sozinha nessa luta. Na escola, que Jonah frequentava, o método utilizado era o oralismo e a leitura labial, mas percebe-se que o método era falho, assim como no caso de Jonah. É importante lembrar que nas cenas escolares não era permitida qualquer aprendizagem de sinais.
Uma cena bem forte do filme, acontece quando Jonah está brincando com seu irmão em uma praça, e ao buscar a bola encontra um carrinho de cachorro-quente, volta correndo para falar pra sua mãe seu desejo de comer cachorro-quente, mas não consegue se comunicar nem com o irmão e nem com a mãe, que se sente muito culpada por não conseguir se comunicar com seu filho.
Após muitas idas e vindas, a mãe de Jonah conheceu uma família de surdos, e observa que eles se comunicavam muito bem. Aproximou-se, então, da família de surdos, socializou-se com eles, e aos poucos Jonah foi aprendendo a Língua de Sinais, juntamente com sua família. Um novo mundo se abre para Jonah, que foi matriculado em uma escola de surdos que utilizava a Língua de Sinais, e ao perceber que as outras crianças possuem características iguais as suas, se comunicando entre si, ele se sente como uma “criança normal”.
...