Resumo do Filme: O Nome da Rosa.
Por: grazibueno • 16/4/2017 • Trabalho acadêmico • 354 Palavras (2 Páginas) • 1.079 Visualizações
Resumo do filme: O nome da Rosa.
[pic 1]
O filme narra a historia de terríveis eventos (assassinatos) em um mosteiro no norte da Itália, no ano de 1327 D.C, no século XIV. Mostra com perfeição as principais características desse século, sendo marcante a educação.
Os filhos dos nobres recebem a educação ( cultura bem- estar ) com os religiosos, que são os letrados. Aos pobres sobram restos, misérias e torturas, e o pouco que possuem “doam” á igreja, reservando assim seu lugar no céu.
A influencia da igreja é tamanha, pois ela é o centro de tudo. É o tempo da inquisição. Existem vários tipos de ordens religiosas, mas, destacam-se duas: Beneditinas e Franciscanas.
A ordem Beneditina é contra o riso e a qualquer característica de alegria....”um monge não deve falar sobre seu pensamento, sorrir, falar em risos....” “....na sabedoria há tristeza....” “.....sem temor não pode haver fé....”.
Na ordem Franciscana o riso é infalível, já que seu precursor São Francisco de Assis era alegre e espontâneo, entram assim em choque.
Diante dessa controvérsia, destaca-se a importância negativa ou positiva dos livros, que ressaltam a comedia e a duvida, são escritos em grego ( Aristóteles é o principal), precisando assim de tradutores. “....A duvida é a inimiga da fé...”.
Enquanto que, para os Franciscanos a importância desses livros é tamanha, pois além de serem questionadores, valorizam a vida.
Sem duvida, é um filme muito inteligente e enigmático, faz o espectador pensar e o prende até o fim, onde se desvendam os mistérios. Retrata com perfeição, ou seja, o teocentrismo; a educação voltada para os nobres e religiosos, a riqueza acumulada pela igreja, através de sua manipulação, a inquisição que tinha como objetivo a investigação, mas é deturpada pelos próprios religiosos, resultando em mortes e torturas desvairadas.
Portanto, é um riquíssimo material para ser explorado em sala de aula, do magistério a universidade.
Fonte: Internet
Site: https://www.youtube.com/watch?v=0pkxwsNat4Y
...