Resumo sobre o Film: Crianças Invisíveis
Por: Taís Mendonça • 4/4/2016 • Resenha • 289 Palavras (2 Páginas) • 4.150 Visualizações
O documentário “Crianças Invisíveis” mostra o sofrimento das crianças em situações difíceis por todo o mundo. Ele relata o drama vivido por crianças com problemas sociais em comum, em vários países com diferentes culturas e a infância perdida e desiludida delas.
O filme é a junção de pequenas histórias de vários diretores diferentes e as cenas foram filmadas em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. As crianças retratadas são de vários países, principalmente no que diz respeito à realidade socioeconômica; mostra também de forma bem real, a relação dessas crianças com os seus pais, quando esta existe. O documentário faz um relato que mostra problemas dos mais diversos tipos e a marca cruel em suas consciências por terem perdido a melhor época de suas vidas, a guerra, a Aids, a pobreza e outras realidades vividas desde cedo por crianças de todo o mundo.
A ideia principal foi despertar o olhar de quem assiste para a marginalidade que cresce em todas as nações. Todos nós sabemos que muitas vezes isso ocorre por necessidade, pois nem todas as crianças nascem com oportunidades iguais e muitas têm uma realidade problemática; é justamente aí que as “crianças invisíveis” olham para outras crianças e veem como é difícil não ter um tempo para brincar e não ter uma família para compartilhar suas alegrias.
Acredito que seja uma ótima opção para muitos adultos, que na maioria das vezes maltratam, e também para crianças ou adolescentes, que quase sempre não dão valor a vida que tem. É interessante ver que o cinema também é um meio de conscientização.
De acordo como filme, as histórias não têm uma ligação direta mas o tema envolve uma situação real da infância: as crianças que se tornam adultas antes do tempo.
...