SAMEANDO SORRISO
Por: josymareeduardo • 16/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1][pic 2]
IDENTIFICAÇÃO ALUNOS
Cristiane Amorim de Souza RA: 1299928902
Eduardo Ávila dos Santos RA: 6441189404
Elaine Ferreira da Silva RA: 1299937154
Kainã Martins RA: 6817445298
Maria Josenilda Gonçalves de Santana RA: 6248223880
Thais Cunha Gomes RA: 6617327303
Tatiana de Souza Ávila RA: 6679420056
Descrição do Local
Apresentado Dia: 13/11/2015
Local: (FUNDAÇÃO BRADESCO)
Descrição do Local: E.E.I.E.F “ EMBAIXADOR ASSIS CHATEAUBRIAND”
Endereço: Cidade de Deus, s/n - Vila Yara, Osasco - SP, 06029-900
[pic 3]
NOME DO PROJETO: “SEMEANDO SORRISOS”
JUSTIFICATIVA
Diante de uma crescente decadência no meio ambiente, cabe a nós educadores nos colocarmos de forma responsável e crítica além de assumirmos o papel de assegurar a busca de uma forma sustentável para garantir a sobrevivência do meio ambiente e de recursos sustentáveis.
Com isso nos despertou a necessidade de trabalhar as crianças desde cedo e incentiva-las a reflexão da preservação e preocupação com o meio ambiente.
Ou seja, diante dessa problemática o projeto focou a necessidade de mudanças da postura de nossas crianças no dia a dia não apenas no ambiente escolar como também em suas casas, transmitindo os conhecimentos obtidos para as pessoas com as quais convivem em família e na sociedade.
OBJETIVO GERAL
- Possibilitar as crianças uma consciência de cidadania. Criando interação com o mundo, a consciência e a necessidade de transformá-lo;
- Desenvolver habilidades como arte, cultura e percepção artística;
- Desenvolver as capacidades de observação, levantamento de hipóteses, coleta de informações, promovendo o cuidado e o respeito com o meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Incentivar as crianças a reflexão e preservação do meio;
- Incentivá-las para a reutilização de recursos recicláveis;
- Proporcionar oportunidades de criar e reinventar brinquedos e objetos através de materiais recicláveis;
- Despertar o interesse pela arte e o lúdico;
- Orienta-las sobre a importância da preservação de recursos renováveis,
- E coleta seletiva de materiais.
PUBLICO ALVO
- Crianças e adolescentes.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Partimos do princípio de que todo lixo pode ser reutilizado e transformado em arte.
Nossa oficina de artes foi realizada na Fundação Bradesco no dia 13/11/2015, com crianças do 3º e 4º anos e com o auxílio das professoras regentes........
Nosso principal objetivo foi mostrar para as crianças, que tudo pode ser reutilizado, que podemos transformar caixas de leite longa vida, garrafa pet, tampinhas de garrafas em brinquedos.
O projeto foi dividido em etapas, e as responsabilidades divididas entre os integrantes do grupo, Cristiane Amorim, Kainã Martins responsáveis pela digitação, pesquisa e confecção do Portfólio. Maria Josenilda e Thais responsáveis pelos materiais que foram utilizados no projeto e os demais integrantes: Elaine Ferreira, Eduardo Ávila e Tatiana Ávila ficaram responsáveis por ir até a Fundação e executar a oficina, já que nem todos foram liberados de seu trabalho para essa tarefa.
Para a Oficina de artes utilizamos os seguintes materiais:
DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS
- Objetos recicláveis;
- Caixa de leite longa vida;
- Garrafa pet;
- Tampinhas de garrafas;
- Tinta;
- Cola;
- Lã;
- Barbante;
- Papel laminado;
- EVA
- Tesoura etc.
CONCLUSÃO
A preservação do meio ambiente é algo que vem sendo discutido a algumas décadas atrás, a mudança climática, o aquecimento global, o acúmulo de lixo e materiais renováveis que vem prejudicando o meio ambiente, nos deixa muito preocupados.
Essa é uma questão que vem sido discutida mundialmente e cabe a nós educadores, orientar nossos alunos para essa conscientização e preservação dos recursos naturais.
Outra questão que nos chamou bastante a atenção foi o avanço da tecnologia e como isso impactou de forma positiva e negativa na vida das nossas crianças. Ao longo do desenvolvimento do projeto notamos o quanto as pessoas se tornaram dispersas e frias. O uso da tecnologia, computadores, tablets, smartphones, afastou as pessoas da realidade, as pessoas não se comunicam mais, as crianças já não brincam mais, muitas delas nunca, se quer brincaram de amarelinha, bolinha de gude, pião, brincadeiras simples que para nós quando crianças eram comuns.
...