SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Por: BLACKNOC • 30/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 489 Visualizações
UNIVERSIDADE NILTON LINS
MICHELE FERREIRA DE LEMOS
PROJETO DE PESQUISA
O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MANAUS-AM
MARÇO/2016
MICHELE FERREIRA DE LEMOS[pic 1]
O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de pesquisa a ser apresentado, para obtenção de nota na disciplina do curso de Pedagogia, Metodologia Científica, ministrada pela professora Alucila Galvão.
MANAUS-AM
MARÇO/2016
SUMÁRIO[pic 2]
Páginas
1 TEMA...................................................................................................................... 04
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA...................................................................................... ¸ 04
3 JUSTIFICATIVA...................................................................................................... 06
4 PROBLEMA............................................................................................................ 04
5 OBJETIVOS ........................................................................................................... 05
5.1 Objetivo Geral ............................................................................................... 05
5.2 Objetivos específicos .................................................................................... 05
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................... 09
1 TEMA
O Jogo no Ensino da Matemática na Educação Infantil
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A Importância dos jogos e brincadeiras na disciplina matemática para alunos do 1º ano do ensino fundamental com dificuldades de compreensão e identificação das figuras na geometria plana.
3 JUSTIFICATIVA
A matemática faz parte da vida de todos nós desde o primeiro momento, quando criança começa a socialização entre familiares, a participar de notícias em geral e a qualquer assunto que se remeta a pensar, raciocinar, contar, utilizar os números e formas. A criança, muitas vezes já começa a contar sem a menor dificuldade, a fazer relações com o que compra e o que ainda pode comprar e sem saber que a matemática faz parte dos seus dias e de cada ação realizadas.
As noções básicas em matemática, lógica e geometria começam a ser elaboradas a partir dos 4,5 anos de idade, portanto é vital que a base seja sólida, bem construída e bem trabalhada, para que nela se assentem os conhecimentos matemáticos futuros.
Os jogos que envolvem números, quantidades e significados estimulam as crianças a usar a memória e o raciocínio lógico.
O jogo é um processo que auxilia a criança utilizar a análise, a observação, a imaginação, a atenção, o vocabulário, a linguagem e outras capacidades próprias do ser humano, no ensino da matemática estando inseridos nesta metodologia de aprendizagem junto com a geometria, os desafios que se colocam daqui em diante aos professores é viabilizar a aplicação dos jogos e brincadeiras, para a facilitação da compreensão das teorias matemáticas utilizando materiais como: tesoura, cartolina, cola, caixas e etc, incorpando as relações: matemático / linguagem; matemático / corporal; matemático / espacial; matemático / inteligências corporais etc. Nisto ajudando os professores a elaborar atividades propostas e enriquecendo este conteúdo.
Ampliar como professores a visão acerca da relatividade e ser competente e de como esse termo apresenta aspectos diferenciados em cada indivíduo, proporcionamos que os alunos realizem com maior sucesso seu potencial.
Para muitos alunos a matemática no 1º ano, torna-se um assunto não tão prazeroso, simplesmente não gostando da ideia de que é preciso estudar e entender os princípios básicos desta disciplina envolvendo a geometria plana, porém, para se ter um bom êxito é preciso levar aos alunos uma proposta de trabalho que explore uma grande variedade de materiais de forma que os alunos sintam-se a vontade e tenham curiosidade de manipular esses materiais didáticos desenvolvendo um prazer e curiosidade acerca das formas geométricas.
...