Sociologia: texto “tabus da resolução de problemas”
Por: 8009001000 • 29/2/2016 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 1.043 Visualizações
ATIVIDADE 2
- Leia com atenção o texto “tabus da resolução de problemas” da aula 03 e compare com o ensino que você teve quando cursou o ensino fundamental.
O ensino é parecido com o meu no ensino fundamental, talvez a diferença esta no método do professor transmitir as matérias, a exigência de que a correção estivesse como a dela, mas os métodos de desenvolver os conteúdos eram os mesmos a pressa é inimiga da perfeição, sempre onde houver um erro vamos corrigi-los atentos para o acerto investigar porque do erro, se esforçar e atentar pára aprender os conteúdos como se decorra pode-se esquecer, dúvidas são o caminho do aprendizado.
Todos esses recursos eram usados no meu ensino durante o período fundamental até o médio os professores já aviam quebrado os tabus que vem de um geração pouco mais antiga, os professores eram observador com cada aluno para saber suas dificuldades e os parâmetros de ensino implicam as capacidades distintas um a um, e cada um tem sua capacidade isto não quer dizer que sabe mais que outro ou menos mas e sim uma diferença de saberes.
- Verifique os livros didáticos utilizados por uma escola de sua cidade (no mínimo três) e descreva como a História da Matemática está sendo apresentada em cada um deles.
Utilizar a História da Matemática como um recurso pedagógico não é uma tarefa fácil, pois exige que se conheça muito sobre este assunto, pois, conforme Mendes (2001), “é importante que o professor conheça profundamente o tópico histórico que deseja apresentar aos alunos, para que possa segurar as discussões provocadas por eles, no ato da realização das atividades. A falta de esclarecimento acerca do conteúdo histórico pode prejudicar o desenvolvimento das atividades e conseqüentemente não atenderá aos objetivos previstos”.
É também importante que se transmita este conhecimento ao aluno da maneira mais contextualizada possível, de forma a conduzi-lo a uma compreensão clara da evolução da matemática. O professor ministra os conteúdo seguindo o guia de estudo com exercício e planos para trabalhos em sala, mas é preciso complementar com atividades para trabalharem em grupo, trocar idéias é uma atividade bem utilizada na sala, até mesmo gincanas para que usem raciocínio e cálculos, tabuada é indispensável.
Na opinião dos professores os alunos tem muitas dificuldades com o raciocínio e não gosta de problemas matemáticos com cálculos, então a professora desenvolve estas atividades na lousa para que resolva um a um, ela acredita que a matemática seja apenas questão de praticar para que tomem gosto. Na minha opinião levando em conta que a matemática é a matéria que a maioria tem dificuldades, o professor primeiramente precisa conquistar seu aluno para sua matéria, pois somente o conteúdo encontrados nos livros torna-se regras, e tem uma certa carência pois os cálculos e problemas encontrados neles não é suficiente para a matemática, e a matemática deve ser vivenciada como situações cotidiana atribuir tudo aquilo que o aluno se identifica as suas aulas, buscar inovação atração não apenas aulas teóricas com explicações e exercícios e sim uma metodologia divertida de trabalhar com números.
...