Supervisão Pedagógica
Por: simone.sc83 • 27/3/2017 • Resenha • 739 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
Resenha: Supervisão Pedagógica
A supervisão pedagógica é responsável pelo bom funcionamento da escola, seja ela em sua infraestrutura como também pelo ensino e aprendizagem de seus alunos.
O supervisor acompanha, dá suporte e melhora o fazer do professor. Antes o papel do supervisor era de fiscalizador da escola, hoje passa a contribuir no trabalho com o professor.
Existem diferentes tipos de concepções de supervisão, as concepções é a forma como são vistas o papel da supervisão. O que se vai fazer.
Na abordagem artesanal se faz o direcionamento dos conhecimentos é a forma do professor estar junto com o aluno. O conhecimento é transmitido pelo professor.
A abordagem comportamentalista, o professor é formador técnico. O saber se dá pelas experiências e investigações. Ela é mecânica e racional.
A supervisão clínica, o professor é aquele que ajuda e orienta o aluno como se fosse seu colega. É o saber a construir.
A abordagem reflexiva é a dinâmica interativa entre a ação e o pensamento. O professor é o facilitador do conhecimento profissional.
A abordagem ecológica é a interação entre o sujeito e o meio que envolve. Contexto de onde o aluno está.
A abordagem dialógica valoriza o diálogo como forma de construção do conhecimento. A interação é feita entre professor e supervisores.
Nas práticas de supervisão é o fazer diretamente com o professor. Prática clínica. O saber é centrado no ensino em sala de aula. As concepções e práticas de supervisão podem ser trabalhadas juntas.
Na abordagem artesanal é o saber adquirido na profissão. O saber é repassado de geração em geração para que não seja perdido. É viável o estudo em grupo, para se avançar nos estudos.
A abordagem comportamentalista é o modelo de ensino pronto. Saber limitado pelas investigações científicas. Professor deve dominar qualquer tipo de matéria.
Na abordagem clínica o ensino é repassado apenas em sala de aula. Cabe ao professor a formação de seus educandos.
Na abordagem reflexiva a metodologia é a prender fazendo, onde o conhecimento de dá pela ação. A aprendizagem é a partir de experimentos, onde de leva a reflexão de novos conhecimentos.
Na abordagem ecológica o formando constrói seu saber a partir de diversas experimentações, isso faz com que se interajam com diferentes pessoas.
A abordagem dialogante é a interação de todos na construção dos saberes. O professor detém o conhecimento profissional. Ela faz a conscientização do coletivo, onde todos trabalham juntos para um bom desenvolvimento profissional.
A sociedade nos tempos atuais quer que as escolas orientem, previnam e criem laços de afetividades com seus alunos, seja a extensão da educação que recebem em casa. A escola também tem que admitir que seus alunos possuam capacidades próprias para o seu desenvolvimento.
Diferentemente dos anos atrás, o professor tem que ir sempre em busca de novas atualizações, estar preparado para as transformações em que o mundo sofre. O professor de hoje já não trabalha mais sozinho,
...