Sustentabilidade a questão
Ensaio: Sustentabilidade a questão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adlmeida • 15/11/2013 • Ensaio • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 213 Visualizações
QUESTIONÁRIO - Tentativa 2
Question 1
Notas: 1
Identifique os itens que descrevem uma sociedade sustentável:
I. União de pessoas vivendo em equilíbrio com os seus semelhantes.
II. Proteção e controle para o equilíbrio dos ecossistemas.
III. Pessoas focadas no desenvolvimento sustentável.
IV. Preocupação com a qualidade de vida e a felicidade no planeta.
V. Percepção da Terra como um grande ser vivo e dinâmico.
VI. Atitudes de consumo conscientes e responsáveis.
Escolha a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
a. II, III e V, apenas.
b. II, III, IV e VI, apenas.
c. I, II, III, IV e V, apenas.
d. Todas os itens.
e. I, III, IV, V e VI, apenas.
Question 2
Notas: 1
Um argumento justifica uma afirmação. Os seguintes argumentos utilizados no livro-texto são verdadeiros, EXCETO o que se expressa na alternativa:
Escolher uma resposta.
a. Uma sociedade sustentável preserva seus recursos naturais.
b. O Protocolo de Kyoto foi um acordo entre os países menos industrializados.
c. No Protocolo de Kyoto as metas para redução dos gases não são homogêneas entre os países.
d. As políticas públicas devem priorizar o desenvolvimento sustentável.
e. Na Agenda 21, o Brasil priorizou programas de inclusão social.
Question 3
Notas: 1
(adaptado de Ordem-PA 2008) Leia os fragmentos a seguir.
Com a industrialização maciça, foi franqueado um limiar nas relações entre os homens e a biosfera, dado que foi no século XX e, mais particularmente, depois da Segunda Guerra Mundial, que a poluição e a degradação do ambiente se tornaram um verdadeiro fato de civilização, à medida que adquiriram dimensões planetárias. Depois dela, a constituição de um espaço produtivo mundial impeliu a unificação ecológica do mundo. (Deléage, Jean-Paul. Uma ecologia do mundo. IN: Castro, E. & Pinton, F. (orgs). Faces do Trópico Úmido – conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: CEJUP/NAEA-UFPA, p. 23)
[...] o problema ecológico está ligado à sociedade dividida em classes; é com a revolução industrial que aparece a ‘negação’ da natureza, e a mercantilização do espaço cria a ideologia do ‘dever ser’ metafísico como forma de resolver a má consciência do capital. (Tragtemberg, M. Ecologia versus Capitalismo. IN: Economia e Desenvolvimento. Revista Quadrimestral de economia. Ano I, nº 2, fev. de 1982. São Paulo: Cortez, p. 129).
Na interpretação das duas passagens, a industrialização é um dos elementos que provoca a separação do homem com a natureza, anunciando um debate, cada vez mais intenso, sobre a ecologia e o meio ambiente. Através de sua leitura, assinale a alternativa que melhor corresponde a esse debate:
Escolher uma resposta.
a. A questão ambiental não é um elemento que ganhou a agenda nacional, pois não observamos, pelo menos, nos últimos 10 anos, grandes acidentes que comprometessem qualquer ecossistema nas regiões brasileiras.
b. As indústrias que mais poluem estão nos países ricos, que não se importam com a questão ambiental, porque grande parte de sua população ostenta uma boa qualidade de vida.
c. A questão ecológica deve ter como uma das preocupações centrais o ser humano e sua organização social. As diferenças de classe e a exploração do homem pelo homem acabam colocando em risco o meio ambiente, tornando-o insustentável.
d. As novas práticas adotadas pelas empresas demonstram uma preocupação com a sustentabilidade e já são suficientes para reavaliar os rumos do desenvolvimento econômico-social.
e. As indústrias que mais poluem estão localizadas nos países pobres, que não detêm tecnologias suficientes capaz de gerar um parque industrial com energia limpa.
Question 4
Notas: 1
(Agência de Defesa Agropecuária do Pará)
É bem provável que muitos de nós não sejamos capazes de definir com exatidão o significado de desenvolvimento sustentável; no entanto, temos o sentimento intuitivo de que há algo de errado com o planeta e compreendemos claramente a necessidade de agir e o risco de não agirmos, e ansiamos por novas ações que auxiliarão a criar um futuro sustentável. Percebemos a existência do problema na poluição do ar, no gosto da água, nos grandes centros urbanos congestionados e no número crescente de paisagens alteradas. Todo dia ouvimos notícias de catástrofes no rádio e na televisão: contaminação ambiental, praias fechadas, fome e pobreza, aumento dos problemas de saúde, água não potável, gases de efeito estufa, aquecimento global e seus efeitos, destruição das florestas, extinção de espécies animais e vegetais, inundações, tornados, secas e outros desastres naturais. A essa lista acrescenta-se violência urbana, guerra, intolerância e racismo, desemprego e diminuição do nível de vida de muitos habitantes da Terra. Todos esses acontecimentos estão interligados e são baseados, principalmente, no atual sistema de produção e de consumo, uma predatória e não sustentável relação entre a sociedade e o ambiente. Como alternativa para o sistema baseado no lucro e na pilhagem exacerbada, surge o conceito de desenvolvimento sustentável, definido como aquele “que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas necessidades”.
Cada ação que tomamos hoje é, portanto, um passo no sentido da existência do amanhã. Por isso, a humanidade tem a responsabilidade não só com aqueles que já habitam o planeta, mas também com as gerações futuras.
(Adaptado
...