Têndencias Pedagógicas
Por: jeanebertoldi • 31/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.639 Palavras (7 Páginas) • 229 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1]
HISTÓRIA – I SEMESTRE
VALDIRENE
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS
[pic 2]
Eunápolis
2015
VALDIRENE
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS
Trabalho Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas
Eunápolis
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................... 02
2 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS............................................. 03
2.1 TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL.................................................... 03
2.2 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA........................ 03
2.3 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA.............................. 03
2.4 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA....................................................... 04
3 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS............................... 04
3.1 TENDÊNCIA PREGRESSISTA LIBERTADORA...................................... 04
3.2 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA.......................................... 05
3.3 TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS
CONTEÚDOS........................................................................................... 05
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................... 06
REFERÊNCIAS........................................................................................ 07
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, realizar uma verificação dos diferentes tipos de tendência pedagógicas no âmbito da aprendizagem/prática escolar brasileira, com intuito de aprimorar a formação contínua dos professores, visando contribuir positivamente a teoria aplicada pelo mesmo no cenário escolar.
De acordo com José Calos Libâneo, a prática escolar está sujeita a condicionantes sociopolíticos que incluem diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, etc. De acordo com essas concepções que se justifica o presente trabalho, onde ressalta que o modo de aprendizagem dos professores tem a ver com os pressupostos teóricos, explícita ou implicitamente, ao realizar o seu trabalho no âmbito escolar.
Pelo reconhecimento das dificuldades no ensino atual ao estabelecimento de uma síntese desses diferentes tipos de tendências pedagógicas, que nesse trabalho emprega a teoria de José Carlos Libâneo, que classifica as tendências em dois grupos distintos: “liberais” e “progressista”, no qual, no primeiro grupo se divide em tendência: “tradicional”, “renovada progressista”, “renovada não-diretiva” e a “tecnicista”. No segundo grupo, se divide em tendência: “libertadora”, “libertária” e a “crítico-social dos conteúdos”.
Os avanços no campo da psicologia no âmbito escolar, da aprendizagem, acrescenta ainda mais na capacitação contínua dos professores, pois o mesmo sempre tem que buscar novos paradigmas, visando uma consolidação constante do conhecimento dessas tendências pedagógicas e de seus pressupostos de aprendizagem, com isso, terá condições plena de avaliação de fundamentos teóricos aplicados em sua sala de aula.
- TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS
De acordo com Libâneo (1990), a Pedagogia liberal sinaliza que a escola tem como finalidade a formação de alunos aptos a exercerem seus papeis sociais, evidenciando sua finalidade no desenvolvimento da reprodução dos saberes acumulados de geração a geração, visando o respeito às capacidades dos alunos e ressaltando um ensino não crítico.
- TENDÊNCIAS LIBERAL TRADICIONAL
A tendência liberal tradicional ressalta a capacidade de assimilação e acomodação de conteúdos transmitidos às crianças serem idênticas a dos adultos, o que já ficou comprovado não ser a melhor forma de repassar esses conteúdos em visão das teorias construtivas.
A didática dentro da Pedagogia Tradicional se traduz em passar e tomar a lição reprimindo a afetividade. Valorizando a memória, o aluno que decora o assunto proposto. Representa conjuntos de princípios e regras direcionadas ao ensino, prevalecendo à exposição oral do professor e sua interpretação do conteúdo proposto. A escola contribui para formar um aluno, dentro de um modelo idealizado, distante dos problemas sociais e de seus interesses (LIBÂNEO, 1990).
- TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
A tendência liberal renovada progressivista tem como parâmetro o desenvolvimento das aptidões individuais, com isso o individuo constrói o conhecimento de forma ativa, pois o mesmo é considerado o centro das atenções em todas as etapas do processo de aprendizagem. Os alunos são sujeitos ativos, onde eles podem buscar a aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidade, tendo o direito de construir e reconstruir sua identidade pessoal e social, consequentemente, podendo por meio da educação buscar meios de construção de sua autonomia.
- TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA
A tendência liberal renovada não-diretiva enfoca que o professor é visto como um facilitador do processo de aprendizagem e o aluno é visto como o centro do processo, onde o mesmo tem autonomia para direcionar e governar suas ações rumo à aprendizagem, no qual este deve buscar o desenvolvimento de sua inteligência, caráter, e personalidade. Sua implantação nas escolas seria de difícil acesso, pois envolveria inúmeras mudanças no sistema escolar.
- TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
A tendência liberal tecnicista tem como parâmetro o aperfeiçoamento das competências e habilidades do individuo, fortalecendo uma construção de habilidades usando tecnologias educacionais e priorização de objetivos comportamentais visando componentes para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais.
...