Trabalho 2 semestre pedagogia
Por: alanegoldman • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.085 Palavras (13 Páginas) • 645 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ALANE MIRANDA SOUZA GOLDMAN
ELIETE SANTOS SILVA
JULIANA BATISTA COSTA
ANALISE CIENTÍFICA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE TRÊS PROFESSORES DA ATUALIDADE
Eunápolis
2015
ALANE MIRANDA
ELIETE SANTOS SLVA
JULIANA BATISTA COSTA
ANALISE CIENTÍFICA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE TRÊS PROFESSORES DA ATUALIDADE
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da UNOPAR. Universidade Norte do Paraná para as diciplinas Psicologia da Educação; Educação; Sociedade e Práxis Educação; Políticas Públicas da Educação; Pedagogia Interdisciplinar: escola e sociedade; Seminário Interdisciplinar .
Prof. Regina Celis Adamuz; Nilson Sancher; Lucy Mara Conceição; Mari Clair Moro Nascimento; Luciane Bianchini; Fabiane Thais Muzardo.
EUNÁPOLIS
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 ANALISE CIENTÍFICA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE TRÊS PROFESSORES DA ATUALIDADE 6
2.1 DESEMVOLVIMENTO 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
- INTRODUÇÃO
Mostra a analise comparativa das diferentes visões pedadagógicas dos professores entrevistados. Bem como, reflete de forma crítica e embasada sobre as várias formas didáticas utilizadas pelos entrevistados nas suas aulas. Para desta forma, haver a compreensão das realidades do processo ensino aprendizagem no contexto atual. Entendendo dessa maneira, como os estudos aprofundados nas teorias podem facilitar o processo de absorção do conhecimento para melhorar os níveis de aprendizado dos educandos. Não se distanciando da necessidade do aprender sempre, para que haja real transformação através dos saberes compartilhados da melhor maneira possível.
Revela também, que o interacionismo faz-se presente nas várias atuações, porém com novas configurações. Estabelece ainda, que ensinar e aprender são interdependentes e precisam de motivações positivas para esse constante processo de evolução. Do contrário, poderá haver desistências, desestímulos que resultam numa sociedade cheia de mazelas sociais, tornando o conhecimento enfadonho, algo impossível de ser a porta para a realização de sonhos ou de esperanças para uma vida melhor.
Podendo desta forma, gerar o subdesenvolvimento de uma nação inteira. Pois quando se desenvolve educação de qualidade há possibilidades para todos, devido ao aumento de perspectivas de uma melhor qualidade de vida. E não havendo isto, poderá impossibilitar a ascensão de uma socieadade como um todo.
Exibe ainda, os processos das evoluções de cada um entrevistado a medida que eles obtém mais conhecimento teórico e prático, através de suas formações acadêmicas, atualizações profissionais e experiencias na sala de aula, demostram maiores habilidades no processo de ensino aprendizagem. Confirmando que eles ampliam a criatividade do processo de conhecimento a medida que buscam mais desafios e aprendizados.
Portanto, é um conteúdo reflexivo e sintético das visões ecléticas educacionais de três professores da atualidade. Destacando o interacionismo, o ensino aprendizagem como forma de transformação da realidade vigente, os conhecimentos teóricos e experienciais como recursos essenciais para o desenvolvimento de uma educação humana e de qualidade. Corroborando com os autores citados no que diz respeito a subjetividade, democratização do ensino aprendizagem e o interacionismo. Assim, eleva a criticidade de muitos estudiosos da área de ensino, pois se trata de analise de realidades que podem servir para melhorar o processo do ensinar e do aprender para a vida.
...