Título “Nosso mundo das sensações”
Por: Lhexsel • 21/9/2019 • Projeto de pesquisa • 2.002 Palavras (9 Páginas) • 214 Visualizações
[pic 1]
TURMA: Nível 2 A
TURNO: Tarde
PROFESSORA: Paola Gatelli Teixeira
MONITORA: Luisa Hexsel
- Título
“Nosso mundo das sensações”
- Origem/justificativa
Através do projeto “Descobrindo minha identidade” que já está sendo desenvolvido na turma do Nível 2 A. Nós professoras juntamente com nossas crianças, percebemos uma curiosidade a partir de falas delas em relação aos sentidos e também uma necessidade, sendo assim de suma importância trabalhar com nossos pequenos os cinco sentidos. Ouvir um barulho, saborear os alimentos, cheirar uma flor, ver as cores e imagens, sentir o vento ou a mão de um amigo fazendo carinho, através dos cinco sentidos é possível interagir com o mundo ao seu redor.
Consideramos que é de fundamental importância trabalhar a sensibilidade e a exploração dos sentidos das crianças desde os primeiros anos de vida pelo fato deste conteúdo linguagem (a sensibilidade auditiva, visual, gustativa, tátil e olfativa) ser deflagradora de alguns processos mentais, dentre eles o pensamento lógico e seu desenvolvimento mais rigoroso na forma de um raciocínio lógico-conceitual.
Por meio de suas sensações os seres humanos tomam conhecimento de si mesmos, dos seres humanos próximos e de outros seres e coisas ao seu redor (SCHOOREL, 2013, p. 139).
Com este Projeto pretendemos contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Sabemos também que nessa fase as crianças estão descobrindo o mundo através das sensações, estímulos, movimentos e a partir de suas vivências cotidianas. E cada momento vivenciado por cada uma delas, tem sabor de muitas descobertas e aprendizados.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) partindo do conteúdo que será abordado durante o desenvolvimento deste projeto, tal tem como finalidade proporcionar ao aluno o conhecimento de si, do seu próprio corpo, suas potencialidades, seus limites, desenvolvendo hábitos de cuidado consigo mesmo e com os outros ao seu redor.
Para tanto trabalhar a sua própria identidade e o corpo humano, nada mais é, estar trabalhando também neste processo de aprendizado mútuo os cinco sentidos. Essas habilidades não são só fundamentais para o âmbito intelectual e cognitivo, mas sim no âmbito social e psicológico das crianças. (SCHOOREL, 2013).
Segundo Schoorel (2013), no momento que estamos trabalhando com as crianças os cinco sentidos elas aprendem de uma forma dupla. Ou seja, estão experimentando algo novo, que automaticamente dá a cada uma destas a possibilidade de perceber o mundo exterior adquirindo novas capacidades.
A criança olha, cheira, toca, ouve, se move, experimenta, sente, pensa...
Desenha com o corpo, canta com o corpo, sorri com todo o corpo. Chora com todo corpo. O corpo é ação\pensamento.
Seu pensamento se dá na ação, na sensação, na percepção, sempre regado pelo sentimento. (...) Sua criação focaliza a própria ação, o exercício, a repetição. (MARTINS, 1998, p. 96).
A área do Desenvolvimento Criativo relaciona-se à “arte, à música, à dança, à dramatização e ao brincar imaginativo”. Isso reforçou a difundida percepção entre os professores de que, a fim de desenvolver a criatividade infantil, a crianças precisam participar de atividades artísticas (QCA\DfEE, 2000, p. 116. MOYLES, Janet, Fundamentos da Educação Infantil, Ed. ARTMED).
Na Educação Infantil além do cuidar, também devemos pensar no educar que ocorre através de situações lúdicas que propiciam aprendizagens de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
O fio condutor da Educação Infantil está alicerçado no tripé educar, cuidar e brincar, assim entendemos a importância do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, uma vez que aprendem e se desenvolvem a partir das brincadeiras.
As crianças utilizam seu corpo para descobrir, experienciar, brincar, sentir essas vivências escolares. O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998) nos diz que o brincar é:
[...] uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização, experimentações de regras e papéis sociais. (p. 22)
Os jogos e as brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento integral do aluno, pois através destas pode canalizar emoções, expressar sentimentos e experiências de vida. Expressar como organiza, desorganiza e reconstrói seu mundo, simbolizando-o e representando seus sentimentos e pensamentos, descobrindo-se e adquirindo autoconfiança, libertando-se progressivamente da dependência dos outros, construindo sua autonomia e integrando-se em seu ambiente. Também usa a imaginação e a criatividade para compreender o mundo que o cerca e assim estabelecer relações afetivas.
As crianças criam e recriam constantemente ideias e imagens que lhes permitem representar e entender a si mesmas e suas ideias sobre a realidade. As brincadeiras, a dança e o jogo simbólico oferecem ao aluno a oportunidade de se expressar e de se comunicar.
Para o aluno o brincar é fonte de autodescoberta, prazer e crescimento. É através do lúdico que ele experimenta a vida e resolve conflitos desenvolvendo a sua socialização.
A imagem de criança que temos é de alguém intelectual, emocional, social cujas suas potencialidades são ampliadas, portanto, a partir de sua exploração com seu ambiente a partir de suas cem linguagens, sabemos que a sua intenção de se comunicar por estas tantas linguagens se dá para possibilitar sua constituição e construção de experiências.
...