TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de software educacional no ambiente escolar

Pesquisas Acadêmicas: Uso de software educacional no ambiente escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

CENTRO DE ESTUDO SUPERIORES DE TEFÉ - CEST

ELISON DE SOUZA SEVALHO

MÉTODOS E TÉCNICAS

PRE-PROJETO DE PESQUISA

Tefé

2009

ELISON DE SOUZA SEVALHO

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

Pré-projeto apresentado para avaliação na disciplina de Métodos e Técnicas da Profª. Cilene Miranda Pontes, para obtenção de nota do Curso de Pedagogia do Centro de Estudo Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas.

Tefé

2009

TEMA

Informática na Educação.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Trabalho com Softwares Educativos na Educação Infantil.

PROBLEMA DE PESQUISA

Como o Brasil esta cada vez mais “moderno”, disso as nossas escolas públicas tem que está no ritmo, mas problematização é como será implantado o software nas nossas escolas públicas?

QUESTÕES NORTEADORAS

Seria possível num país com uma enorme desigualdade social ter a informática como ferramenta de apoio na formação educacional de nossas crianças?

O emprego de softwares educacionais no ambiente escolar vem adquirindo cada vez mais espaço. Contudo, há uma enorme preocupação quanto à qualidade desses produtos em função de sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem?

OBJETIVOS

Geral

Analisar a didática aplicada na implantação de software educativo na educação infantil a partir da ampliação desenvolvimento do sujeito e sua inclusão na sociedade moderna.

Específicos

1. Identificar a importância da informática no contexto educacional;

1. Quanto ao enfoque à aprendizagem, o software educacional pode direcionar para uma aprendizagem à ênfase na transmissão de conhecimentos e também a formação da criatividade, entretenimento da criança e podendo tornar-lo mais autônomo;

1. O trabalho com software educativo justifica-se em função da importância para a construção e organização do raciocínio que possa refletir sobre a aprendizagem do educando;

1. Apresentar o conteúdo para o aprendiz e ele por sua vez deverá memorizá-la e repeti-la quando for solicitado. Esse nível de aprendizado leva a um aprendiz passivo;

1. Os softwares educacionais quando bem contextualizados, podem tornar-se aliados no processo de ensino e aprendizagem, pois, desempenham uma dupla função: a lúdica e a didática de maneira criativa, motivadora e prazerosa;

1. Associado à criação de novos esquemas mentais, possibilita a interação entre pessoas e tecnologias compartilhando objetivos comuns. Esse nível de aprendizado leva a um aprendiz participativo;

1. O software educativo tem um papel importante dentro da sala de aula, pois pode possuir em seu contexto uma variedade de atividades como: escrita, desenho, a lógica, o desenvolvimento cognitivo entre outros fatores;

JUSTIFICATIVA

O pré-projeto apresentado na educação infantil tem uma relação à prática dos recursos para atividades. Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educando no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das próprias instituições de ensino. O tema de softwares educativo escolhido e analisado para o uso terá que, estar relacionados com o currículo e o programa da disciplina sem esquecer-se da essência técnica, porém, o destaque é para o aspecto pedagógico. A adaptação do software educativo escolhido as disciplinas do grupo é de grande importância para elaboração das atividades, não esquecendo que o ponto chave da proposta com informática educativa principalmente no período de educação infantil é a interdisciplinaridade e aplicação das bases das inteligências múltiplas.

È Fundamental o software em um contexto geral, promove atitudes inovadoras e importantes tanto no processo de aprendizagem do sujeito que o utiliza, quanto do mediador (educador) que favorece o seu uso. Assim para que ocorram as situações de aprendizagem é necessário planejamento por parte do educador, pois a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com