Whiplash
Por: Aline Trajano • 1/10/2015 • Resenha • 385 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
O filme narra a história de Andrew Neiman (Miles Teller), um promissor estudante de música em um importante conservatório nos EUA. O garoto é um baterista de jazz dedicado que quer ser o melhor baterista de todos os tempos. Ele acaba sendo descoberto por Terence Fletcher (J.K. Simons), professor e maestro da banda de jazz do conservatório. Fletcher o convida para ser o baterista substituto da banda e começa aí um calvário em que o professor leva seu aluno ao limite do desgaste físico e emocional.
Andrew abre mão de sua vida pessoal e é submetido a horas de ensaios, repetições exaustivas, humilhações públicas, gritos e uma constante manipulação dos membros da banda para que vejam seus colegas sempre como competidores. Fletcher acredita que a única maneira de extrair todo o potencial de seus alunos é levando-os ao limite. Ele busca o músico perfeito. Quer encontrar seu gênio. Seu Charlie Parker. Ao ser questionado por Andrew se seu método brutal não poderia desencorajar um possível futuro Charlie Parker, Fletcher responde: “O futuro Charlie Parker jamais se desencorajaria.”
Andrew acaba assumindo o posto de principal baterista da banda mas, no caminho para uma competição importante, se acidenta e acaba prejudicando seu grupo. Após uma discussão com seu professor, Andrew o agride fisicamente e acaba sendo expulso da escola. O garoto fica desolado e praticamente desiste da música. Ele é procurado por uma advogada que lhe conta que um dos ex-alunos de Fletcher se suicidou pois desenvolveu transtornos psicológicos graças à pressão a qual era submetido enquanto seu aluno, e lhe pergunta se Andrew deporia, em sigilo, contra Fletcher. Andrew aceita e Fletcher é demitido.
Algum tempo depois os dois se encontram e Fletcher convida Andrew para uma apresentação em um grande festival de jazz, capaz de definir o sucesso ou fracasso da carreira de um músico, dizendo que o repertório seria o mesmo que estavam acostumados a tocar. Andrew aceita e no momento do show descobre que o repertório era completamente diferente do que ele conhecia. Ele se vê incapaz de acompanhar a banda na frente de centenas de pessoas.
Neste momento, pensa em desistir, mas volta ao palco e decide definir seu próprio repertório. O músico faz então um solo fabuloso de bateria e em conexão total com seu maestro atinge a perfeição. O mestre encontrou seu gênio.
...