ÁREA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Por: caio.willian • 3/6/2015 • Projeto de pesquisa • 2.314 Palavras (10 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ÁREA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Caio Willian Santos Wanderley
O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES:
Práticas em salas multisseriadas na Escola Municipal Tiradentes, Mari – PB.
João Pessoa
2014
Caio Willian Santos Wanderley
[pic 3]
O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES:
Práticas em salas multisseriadas na Escola Municipal Tiradentes, Mari – PB.
Pré-projeto de pesquisa apresentado à Coordenação do Curso de Graduação em Pedagogia – área de aprofundamento em Educação do Campo, do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba, em cumprimento às exigências acadêmicas para a realização de pesquisa monográfica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA[pic 4]
CENTRO DE EDUCAÇÃO
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ÁREA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Orientador: Profº Giuliana Cavalcante Vasconcelos
João Pessoa
2014
SUMÁRIO
[pic 5]
1 Justificativa 06
2 Problemática 07
3 Hipótese 07
4 Objetivo geral 07
5 Objetivos específicos 07
6 Tipo de pesquisa 07
7 Universo e sujeitos de pesquisa 08
8 Instrumentos de coleta de dados 08
9 Procedimentos de análise de dados 08
10 Fundamentação teórica 08
11 Cronograma 11
12 Referências 12
1 Justificativa
Diante da relevância da educação do campo está na ordem do dia no Brasil, fomos motivados a analisar os livros didáticos voltados ou direcionados para a realidade do Campo brasileiro.
Através das lutas travadas por movimentos sociais para que seja assegurado o direito de uma educação do campo mais justa e igualitária, observamos que um grande desafio para o êxito dessa batalha entre classes sociais, é a forma de como vem sendo implementado e a metodologia nas escolas do campo. Até o ano de 2012, os livros didáticos não abordam as especificidades do campo, os aspectos das particularidades existentes em cada indivíduo residente na comunidade era esquecido, e o livro didático tem fundamental papel a desempenhar de como a educação será abordada, ele deve contribuir para que o educando sinta-se inserido nas relações sociais da sua localidade.
Desse modo, fomos motivados na importância para o norteamento de outros estudos e na contribuição da realização de novos projetos, acreditamos que a escola tem o papel fundamental, de conscientizar o educando de sua importância enquanto cidadão contribuinte para seu meio; e a forma como a estrutura educacional da instituição age junto a isso é que vai trazer bons resultados.
Embora seja uma antiga problemática a educação do campo, ainda sofre com a falta de uma metodologia voltada para o campo. A Direção da escola que tem como função coordenar, organizar e gerenciar todas as atividades, com o auxilio do corpo de especialistas e técnicos - administrativos, respeitando a leis e diretrizes regulamentadas pelos órgãos superiores, e por isso é a peça chave para o bom funcionamento de qualquer metodologia, na medida em que ela deve estar aberta a ouvir os seus parceiros, pais de alunos e a comunidade, para então atingir um resultado positivo na escola rural, pois a realidade encontrada se diferencia muito da zona urbana, como por exemplo, o material didático, totalmente incompatível com a realidade dos alunos; as condições físicas das salas de aula e os professores que não são preparados para atuar no campo.
Portanto, é a Direção escolar rural tem que estudar a fundo o verdadeiro sentido de “campo” e todas as questões de desigualdade local e educacional que o envolve e o livro que está sendo destinado e a realidade do ambiente onde será trabalhado, para então acertar em suas decisões, para que as famílias ali presentes incentivem seus filhos a irem á escola, e vejam na educação uma forma de contribuição para a comunidade.
2 Problemática
Como os professores da educação básica da Escola Municipal Tiradentes trabalham as realidades campesinas locais a partir do livro didático?
3 Hipótese
Os professores da escola investigada estão desenvolvendo a prática em Educação do Campo, utilizando o livro didático como instrumento positivo nessa construção.
4 Objetivo geral
Analisar a abordagem feita pelos professores utilizando o livro didático junto à realidade dos saberes locais na Escola Municipal Tiradentes, Mari/ PB.
5 Específicos
-Identificar quais os livros didáticos que são utilizados na escola e se estão de acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo;
-Mapear as metodologias aplicadas para adaptação desses livros para a realidade da escola;
...