Ética Politica e Sociedade - resumo de aulas
Por: juaoxavierrr • 30/9/2015 • Relatório de pesquisa • 466 Palavras (2 Páginas) • 23.679 Visualizações
- Aula 00 – Dia 17 de Agosto de 2015
O professor apresentou a toda turma, o conteúdo a ser estudado durante o segundo semestre de 2015. Aula expositiva e dialogada ele nos mostrou a justificativa da disciplina, que fala para o profissional que ingressa no ensino superior para ser competente, deve possuir referencial teórico que o capacite a compreender a sociedade em que vive. E também explicou para a sala que o objetivo geral da matéria é promover o exercício do pensar filosófico, através de questionamentos e da formulação de um pensamento argumentativo, proporcionando a análise do momento histórico atual.
- Aula 01 – Dia 24 de Agosto de 2015
Conceitos Básicos: ética é o que estuda a boa conduta, para existir ética tem que ter o próximo no pensar e agir. Ética pensa no modo de ser de cada ser vivo, ou seja, a moral (de acordo com a regra a liberdade, ação propriamente dita).
Comunidade: associação de pessoas que partilham o mesmo principio. Ao contrário de sociedade que são pessoas que não vivem a partir de mesmos princípios.
Lei: é imperativo (aquilo que impõe), não se pode fazer diferente.
- Aula 02 – Dia 31 de Agosto de 2015
Estudamos a partir do tema: Liberdade e determinismo.
Se não é livre não pode ser considerado moral ou imoral. Dado que vinculamos liberdade e moral, bem como liberdade e responsabilidade cabe perguntar, “Somos realmente livres para decidir? E se somos que liberdade é essa?”
Três possíveis respostas: 1 Somos determinados e a liberdade não existe. 2 Somos sempre livres. 3 Somos em partes livres e outras determinados.
Liberdade de movimento; de expressão; de pensamento; de ação.
Imoral = Contrário a regra (Liberdade).
Moral = de acordo com a regra (Liberdade).
Amoral = não possui regra a nenhum valor.
Determinismo: Impossibilitado de fazer algo diferente (sem opção).
Onipotência: pode tudo / Onipresença: esta em todos lugares / Onisciência: Sabe tudo
- Aula 03 – Dia 14 de Setembro de 2015
Influência da moral clássica grega: Grécia é o berço da moralidade, eles que discutiam sobre “Quem é o Homem”
Um homem ético é um homem de virtudes no cristianismo um homem que nega a si mesmo.
Os sofistas são mestres viajantes que iam de cidade a cidade realizando discursos e cobrando taxas para oferecer educação. O foco central era estratégias de argumentação e concentrada nos diálogos ou discursos. Para eles um homem é aquele que fala bem. E ser moral é não voltar atrás na sua palavra.
Sócrates e o racionalismo ético: a ética socrática reside no conhecimento e em deslumbrar na felicidade e o fim da ação tem por objetivo preparar o homem para conhecer – se. Para Sócrates é possível pela razão se chegar a uma verdade que vale para todo mundo. Já para os filósofos quem pensa é a razão. O homem feliz para Sócrates é aquele que conhece a si mesmo.
...