Resumo Aula 1
Dissertações: Resumo Aula 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: John20 • 10/9/2013 • 257 Palavras (2 Páginas) • 706 Visualizações
O curso das duas guerras mundiais foi severamente marcado pelo fascismo, um regime totalitário baseado na centralização do poder, em ideais de nacionalismo, militarismo e expansionismo, além do cerco às liberdades individuais. Ou seja, nesse tipo de governo, o Estado dominava todos os aspectos da vida social. O movimento ganhou força ao propor uma recuperação da economia, abalada após a primeira guerra e ancorado por um forte sentimento de revanchismo contra os vencedores.
O fenômeno foi tão precursado que teve vertentes em vários outros países. De diversas tentativas frustradas de revolução socialista na Alemanha após as duras penalidades da Guerra I, surge o partido nazista, liderado por Adolf Hitler.
O movimento dialogava com muitos aspectos fascistas, porém pregava o racismo. Para Hitler, os alemães pertenciam a uma raça pura e superior: a ariana; as demais deveriam ser subjugadas. Em especial, os judeus foram mortos aos milhões no crime conhecido como Holocausto.
Apoiado por reacender a atividade industrial, Hitler desrespeita o Tratado de Versalhes, remilitarizando o país e acendendo o pavio para a II Guerra Mundial. O horror experimentado neste confronto está entre os maiores conflitos da história. Com conceitos deturpados, Hitler propagou sua ideologia a população, recebendo uma aceitação ainda maior após reestruturar a economia.
Contudo, a repreensão étnica não deve ser tolerada. Através do fascismo e do nazismo e tantos movimentos com demanda parecida muitos indivíduos perderam sua individualidade e pontes foram rompidas entre o balanço mundial graças a intolerância. Após o fim da Guerra II, o mundo enxerga a supremacia de duas potências em ebulição, EUA e URSS.
...