1. Para Durkheim, “[...] é a sociedade que faz o individuo e o faz a sua imagem e semelhança”
Por: Maria Caroline Vacaro Saraiva • 20/4/2016 • Trabalho acadêmico • 449 Palavras (2 Páginas) • 3.024 Visualizações
Página 1 de 2
- Para Durkheim, “[...] é a sociedade que faz o individuo e o faz a sua imagem e semelhança”. Elabore um pequeno texto expressando sua opinião acerca da afirmação do autor.
- A coerção social, o induzir, é a força que os fatos sociais ocorridos na sociedade exercem sob o individuo, não havendo uma “escolha” do tal, sendo regras impostas antes mesmo do seu nascimento, sendo a consciência coletiva.
De fato a sociedade sempre dita as normas, em cada agrupamento há padrões a ser seguido, caso contrário o individuo é uma anomia.
- Por que as sociedades industriais seriam mais propensas à anomia? Justifique.
- “Nas sociedades contemporâneas, ao contrário das arcaicas, a diferenciação das profissões e a multiplicação das atividades, industriais exprimem as características sociais que Durkheim define como ensejadoras(causa) da solidariedade orgânica”. É uma sociedade orgânica onde existe uma maior divisão do trabalho e uma maior individualidade, pois as pessoas criam autonomia em relação à consciência coletiva. Por essa considerasse uma anomia.
- Depois de ler sobre o conceito de alienação, estabeleça qual o seu raciocínio sobre o tema.
- A primeira coisa que veem em mente é de um individuo que não toma conhecimento dos problemas sociais que não está por dentro, sendo assim um ignorante. A Alienação tem varias definições sendo elas políticas, sessão de bens, psico-sociológica, psicologia, psiquiatria, antropologia, filosofia...
A alienação social está relacionada com um estado mental do ser humano. Neste estado, ele não compreende que é o formador da sociedade e da política, e aceita tudo sem questionar. A alienação social incapacita o pensamento independente do ser humano, e ele passa a aceitar tudo como algo natural, racional ou divino.
- Você concorda com Durkheim que o suicídio é em grande parte um problema originado pela sociedade. Justifique.
- Embora os seres humanos se vejam a si próprios como indivíduos livres na sua vontade e opções, os seus comportamentos são muitas vezes padronizados e determinados pelo mundo social. O estudo de Durkheim demonstrou que mesmo um ato tão pessoal como o suicídio é influenciado pelo mundo social. De fato é a sociedade e por ela imposta até mesmo as formas como o Suicídio.
- Como você explicaria tantos artistas e celebridades que cometem suicídio no auge de suas carreiras. Seria pressão social, depressão ou algum outro fator. Justifique.
- Ao examinar registros oficiais sobre o suicídio na França, Durkheim descobriu que determinadas categorias de pessoas eram mais propensas a cometer suicídio do que outras. Esses registros levaram ele a concluir que existem forças sociais externas ao indivíduo que influenciam as taxas de suicídio. A sociedade seria sua principal arma para isso inconscientemente, pois esses sofrem grande pressão de um todo tendo a serem perfeitos a todo o momento.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com