A ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL
Por: Laalexandrino • 14/11/2018 • Resenha • 445 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS[pic 1]
CURSO DE PSICOLOGIA
LARISSA DOS SANTOS ALEXANDRINO
ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL
MOGI DAS CRUZES - SP
2018
LARISSA DOS SANTOS ALEXANDRINO RGM: 282763[pic 2]
ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL
[pic 3]
MOGI DAS CRUZES - SP
2018
Questão:
- Primeiro texto. O trabalho de prevenção contra a violência do psicólogo jurídico não é tão evidente. Poderia me falar como um psicólogo jurídico faz a prevenção?
- Segundo texto. Em qual ponto de difere o psicólogo e o profissional de serviço social?
Reflexão:
O psicólogo que opta por trabalhar na área jurídica, ele exerce seu cargo em ambitos de políticas publicas fazendo com que a lei seja cumprida ou que seja fornecida a pessoas que talvez não saibam ou não tem acesso, ele atua como maestro da lei verificando se os direitos humanos estão sendo aplicado e com aquilo que a lei protege.
Exerce também a função da avaliação psicologia em processos jurídicos a analise intelectual e emocional em menores de idade até a vida adulta. Vemos em semelhança os dois textos que o psicólogo escolar atua muito com o menor de idade, sendo em guarda de crianças, aceitações nos lares adotivos e todo esse processo de jurídico que afeta o psicológico.
Eventualmente audiências também pode se tornar uma rotina do psicólogo que para explicar ou mencionar laudos aos que não tem conhecimento de um laudo psicológico. Laudos, relatores e parecer faz-se presente na repertorio profissional de um psicólogo jurídico, e por tal motivo os mesmos devem-se produzidos com total sigilo e cautela por parte do psicólogo, tendo em vista que aquele documento (Laudo/relatório/parecer) definira judicialmente a vida do avaliado em questão.
O atendimento psicológico pode-se solicitado pelo psicólogo jurídico para decisões da vara da família, o atendimento entende-se que se consiste a uma compreensão melhor da organização da família. O atendimento em crianças faz parte da profissão do psicólogo jurídico visando o bem estar e a saúde mental do mesmo.
Tendo em vista os textos lidos, chegamos à reflexão que a psicologia Jurídica sempre ou quase sempre esta acompanhada de outro profissional, em questão no texto vemos a frequência de atividades do serviço social. O psicólogo também participa de projetos sociais como citados ao texto: [...Participa da elaboração e execução de programas sócio educativos destinados a criança de rua, abandonadas ou infratoras.]
O psicólogo jurídico faz um ligação ao colégio do menor infrator fazendo uma ponte saudável, e um intercambio do colégio ao jovem recém chegado. Ele mostra-se o ponto psicológico portado ao colégio levando-o a maior compreensão do menor infrator.
E com tudo participa de programas para evitar a violência tanto trabalhada na psicologia jurídica, pois não se há um proveito de apenas uma avaliação psicológica quando se a violência às leva ao campo jurídico. A prevenção é uma das artes admirável da psicologia jurídica.
...