TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Crítica: Alienação Do Trabalho: Despertencimento Social E Desrenraizamento Em Relação À Natureza

Por:   •  6/3/2024  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE CRÍTICA: ALIENAÇÃO DO TRABALHO: DESPERTENCIMENTO SOCIAL E DESRENRAIZAMENTO EM RELAÇÃO À NATUREZA.

O texto aborda um assunto interessante, porém um pouco difícil de entender, mas o que pude compreender é que inicialmente o mundo do trabalho e da produção dependia das forças e dos limites naturais, e após isso passou a se apropriar dos elementos da natureza, sendo visto como algo a ser dominado e usado. Com esta modificação acabou gerando uma ruptura com as civilizações anteriores, impondo uma nova forma de sociedade, de trabalho e produção.

Assim, é possível compreender que, com essa maior velocidade na prática do trabalho e na obtenção do produto final, a sociedade foi fortemente influenciada pela obsessão do lucro, da produtividade e também, pelo o consumo. Com a mentalidade de que “quanto mais produzir, maior será o lucro”, houve a exploração dos recursos da natureza e do trabalho do homem, sendo ambos vistos como recursos instrumentais. Alinhado a isso, há a utilização da ciência, aplicação do conhecimento para gerar tecnologia e aprimorar a força de produção.

Outro ponto que eu pude entender, é que essa visão trouxe grandes prejuízos para a sociedade, pois, com as altas cargas horárias de trabalho que o texto aborda, sendo ela de 17 horas, como também, a criação de inúmeras substâncias neurotóxicas e cancerígenas, os acidentes, as lesões por esforço repetitivo, os transtornos mentais e a alienação, fez com que o homem tivesse uma mentalidade consumista, aprisionando-o e fazendo-o viver em função do trabalho, acreditando que o seu tempo só é útil se estiver produzindo, que só irá lucrar mais com a sua mão-de-obra. Ou seja, esta alienação do trabalhador deixa de ser uma manifestação essencial do homem, para ser um “trabalho forçado”, não voluntário, mas determinado pela necessidade externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com